Montetoro 5 Roble Francés 2016 | Seleção Mensal

0

Quando o Montetoro 5 Roble Francés 2016 chega à taça, temos que saber que por trás deste vinho está a experiência de mais de tres gerações de viticultores e bodegueiros. É um vinho que traz a mágica junção do que foi aprendido com os antepassados e as novas técnicas, fazendo com que a fruta e a crianza não passem desapercebidos e conseguindo um perfeito equilíbrio. Uma harmonia através da qual o desfrutamos com cada um de nossos cinco sentidos.

País: Espanha
Região: Castilla y León
Indicação Geográfica: Toro Denominación de Origen
Uva: 100% Tinta de Toro
Maturação: 6 meses em barris de carvalho francês de vários usos
Álcool: 14,5% vol.
Produtor: Bodegas Ramón Ramos

O vinho
A vindima foi feita manualmente em caixas de 20kg no final de setembro, em função da parcela e da idade do vinhedo. Ao chegarem à bodega, as uvas foram desengaçadas e levemente prensadas. Em seguida, a pasta foi levada para tanques de aço inoxidável para maceração e fermentação, que foi feita com leveduras autóctones, a temperaturas controladas durante 8 a 10 dias, com frequentes remontados. Finalizada a fermentação, o vinho ficou dois dias no depósito para maceração. Posteriormente, procedeu-se ao sangrado do vinho e ao prensado do chapéu, realizado com prensa pneumática horizontal. A fermentação malolática aconteceu nos depósitos de aço inoxidável também com controle de temperatura. Uma vez finalizada, o vinho passou para o barril e lá ficou, para a crianza de 5 meses. Por fim, estabilizou-se suavemente e foi levemente filtrado antes do engarrafamento.

sociedade-da-mesa

Cata
Temos aqui um vinho límpido, brilhante, com uma capa média-alta e borda granada. O vermelho forte não perdeu sua intensidade pela sua passagem pelo barril. No nariz, também mostra-se intenso e com aromas de fruta madura, principalmente frutas vermelhas, além de um toque de madeira muito bem integrada. É um vinho muito equilibrado, com entrada potente e uma passagem amável, suavizada pela crianza.

Harmonização
Este vinho pode acompanhar um almoço ou jantar desde a entrada com embutidos, conservas e queijos semicurados, para logo continuar com uma carne vermelha na chapa ou, caso você prefira, um peixe.

Serviço
Recomendamos servir este vinho a 15º C, ou seja, ligeiramente fresco, para que possa ser apreciado em toda sua extensão.

Guarda
Neste momento, o vinho apresenta grande expressividade frutal. Porém, se você decidir esperar alguns meses para abri-lo, os taninos e a potência inicial serão suavizados. Recomendamos o consumo imediato e nos próximos três anos. Após esse tempo, continuará prazeroso, mas mostrará menos intensidade e mais notas de crianza.

Texto: Paula Taibo

Faça parte do nosso clube: vinhos selecionados por uma rede mundial de especialistas, entregues na porta de sua casa, por preços até 40% abaixo dos praticados no mercado! Associe-se!

 

Deixe um comentário