Montinho São Miguel Reserva 2016 | Seleção Mensal

0

País: Portugal
Região: Vinho Regional Alentejano
Uvas: 50% Alicante Bouschet, 30% Aragonez, 10% Cabernet Saugignon e 10% Touriga Nacional
Maturação: 9 meses de crianza em barris de carvalho francês e americano
Álcool: 14% vol.
Produtor: Casa Agrícola Alexandre Relvas

VINHO
O ano vitícola de 2016 foi o terceiro ano de seca no Alentejo. O inverno foi muito seco e frio, e a pouca quantidade de chuva não foi suficiente para armazenar
a água. A primavera foi amena e seca, sem grandes pressões de doenças, embora em abril as geadas tenham causado algumas perdas. O verão foi muito seco e sem temperaturas excessivas, com noites geralmente frias.

A maturação aconteceu cedo e a vindima transcorreu em temperaturas baixas e sem chuva. A vindima foi feita durante a noite. Após o desengaço total das uvas, iniciou-se a maceração pré-fermentativa a frio, que durou 48 horas. A fermentação aconteceu com temperaturas controladas (22 a 28ºC) em cubas de inox. Na sequência, realizou-se a fermentação malolática em cuba inox com aduelas de carvalho francês, para logo iniciar a crianza em barris de carvalho francês e americano por 9 meses.

CATA
Na taça, o vinho apresenta cor rubi com reflexos violetas. No nariz percebem-se os aromas de frutos vermelhos muito maduros e bem integrados com notas de especiarias e também balsâmicas. Em boca apresenta boa concentração, especiarias bem presentes e boa persistência.

sociedade-da-mesa

HARMONIZAÇÃO
Comida mediterrânea em geral. Pasta, pratos de caça e queijos de pasta mole.

SERVIÇO
A temperatura ideal para se desfrutar plenamente deste vinho situa-se entre 14 e 16ºC.

GUARDA
Recomendamos guardar o Montinho São Miguel Reserva 2016 em local fresco, seco, e protegido da luz. O vinho encontra-se excelente para consumo imediato e tem capacidade de guarda de 5 a 6 anos.

Texto: Paula Taibo

Faça parte do nosso clube: vinhos selecionados por uma rede mundial de especialistas, entregues na porta de sua casa, por preços até 40% abaixo dos praticados no mercado! Associe-se!

 

Deixe um comentário