Bodega del Fin del Mundo

1

Em maio deste ano, apresentamos a você, associado, a Bodega del Fin del Mundo, de onde trouxemos o vinho Special Blend 2015 para nossa Seleção Obras-Primas. Como tudo que é bom merece ser explorado continuamente, neste mês nossa Seleção Mensal traz mais um maravilhoso vinho deste produtor: La Poderosa Red Blend 2018, elaborado com as uvas Cabernet Sauvignon e Malbec.

Foi na Patagônia, Argentina, que as famílias Viola e Eurnekian encontraram a inspiração e as terras ideais para empreender seu sonho de produzir grandes vinhos. Em 1996 estabeleceram-se em San Patricio del Chañar, no coração da Patagônia. A bodega está localizada a 39º latitude Sul, a apenas 55 quilômetros da província de Neuquen. Na propriedade da família, os vinhedos contam com um conjunto de condições geográficas e climáticas privilegiadas.
O clima é continental com ótima amplitude térmica, apresentando diferenças de até 20ºC entre o dia e a noite, o que é perfeito para a etapa de maturação das uvas. A baixa umidade, os ventos, brisas permanentes e o sol intenso, que banha os solos pedregosos e arenosos, profundos, pobres e com pouca matéria orgânica, brindam os enólogos com a possibilidade de criar cortes perfeitos para cada tipo de vinho.

Além destas excelentes condições primárias, a família também aposta em inovação, tecnologia e conhecimento, utilizando também técnicas de elaboração tradicionais para obter vinhos de elite. Investiram em um eficaz sistema de irrigação de vanguarda, com um canal de 20 quilômetros construído para canalizar a água do rio para os vinhedos. São sete estações de bombeamento, que alimentam o sistema por gotejamento computadorizado e automatizado de alta frequência, permitindo uma irrigação perfeita nos vinhedos. A bodega possui tanques de aço inoxidável com controle de temperatura, tanques de cimento e barris de carvalho francês e americano para maceração, fermentação e guarda controlada dos vinhos. Para atender à crescente demanda do turismo enológico, a bodega conta ainda com passarelas suspensas, construídas para que todas as áreas possam ser visitadas sem afetar a produção. Os turistas são convidados a passear pela bodega guiados por um especialista que explica os métodos de elaboração com detalhes. Em 2003, esta bodega inaugurou o edifício e começou a vinificar. Desde então, vem crescendo de modo sustentável. Atualmente, elabora perto de 10 milhões de litros de vinho, que são comercializados na Argentina e em outros 34 destinos.

sociedade-da-mesa

O vinho na Argentina
Superfície de vinhedo: 224.000 hectares Ranking mundial de superfície de vinhedo: 7º Volume de vinho produzido: 9.400.000 hl Ranking mundial por produção de vinho: 9º

La Poderosa Red Blend 2018. Um vinho para surpreender.
Esta Seleção Mensal traz um contraste conceitual interessante. La Poderosa Red Blend 2018 é um vinho equilibrado e amável, com taninos suaves e um profundo respeito pela fruta e frescor das variedades que o compõem. Toda essa delicadeza faz contraponto com o que se vê na garrafa. O nome já traduz uma imponente aura de força e poder. Complementando-o, seu curioso rótulo inspira liberdade e velocidade. Esta última é personificada pela motocicleta destacada na imagem, um modelo Norton 500 ano 1939, retratada no filme Diários da Motocicleta. Para quem não conhece, a película dirigida por Walter Salles e protagonizada por Gael Garcia Bernal no papel de Ernesto Guevara de la Serna, o famoso Che Guevara, conta a história da longa viagem feita pelo jovem Che e seu amigo Alberto Granado (vivido no filme por Rodrigo de la Serna, que curiosamente é primo em segundo grau do próprio Che). Na viagem de Buenos Aires até o leprosário de San Pablo, localizado na Amazônia peruana, a dupla percorreu mais de 20 mil quilômetros da América Latina na famosa motocicleta, apelidada carinhosamente de La Poderosa. O filme revela a transição de caráter e personalidade de Guevara, de jovem imaturo e até certo ponto ingênuo, para o homem consciente que, anos depois, iria se tornar um dos revolucionários mais famosos da história.

Texto: Paula Taibo

Experimente nossas seleções e viva a melhor e mais abrangente experiência enológica. Associe-se!