Comida é arte: Food maps

0

Uma mescla de geografia, gastronomia e fotografia. Assim pode ser apreciada a série lúdica cartográfica “Food Maps”, criada pelo artista neozelandês Henry Hargreaves, auxiliado pela estilista de alimentos Caitilin Levin.

O trabalho fotográfico, inspirado pelo amor de Hargreaves por viagens e novas culinárias, é muito delicado, colorido e rico em detalhes. Exibe o mapa de vários países preenchidos e delineados com frutas, verduras e outros alimentos icônicos de cada nação. Condimentos dão forma e volume à Índia; camarões desenham a Austrália; lascas de limões, o Brasil; o mapa da França salta aos olhos com queijos e pães, e a Itália é toda tomates.

Além de relacionar ingredientes com a identidade cultural de um lugar, o projeto mostra não somente como a comida une as pessoas, mas também a diferença de acesso aos alimentos de acordo com cada região geográfica. No paralelo, percebe-se ainda que um país economicamente privilegiado pode ostentar uma dieta visualmente rica, mas pobre em nutrientes. Caso do Reino Unido, com seus biscoitos sortidos. Antes fosse fish and chips, ou mesmo cerveja. A escolha dos itens levou em conta a percepção dos americanos. Devem gostar bastante dos biscoitos britânicos.

Texto: Spartaco Rodrigues

Faça parte do nosso clube: vinhos selecionados por uma rede mundial de especialistas, entregues na porta de sua casa, por preços até 40% abaixo dos praticados no mercado! Associe-se!

 

Deixe um comentário