O Champagne Chandon é o mais conhecido do mundo. Produzido pela Maison Moët & Chandon, na região francesa de Champagne, a empresa também produz espumantes em outras partes do mundo, como no Brasil.

Ficou curioso para saber mais? Acompanhe o texto que a Sociedade da Mesa preparou para você.

A história do espumante mais famoso do mundo – Chandon

A empresa que produz o champagne Chandon tem sua origem em 1743, em Épernay, na França. Ainda apenas como Moët, sobrenome do fundador Claude, nas décadas seguintes a bebida já era exportada para diversos países da Europa e no final do século já tinha chegado aos Estados Unidos. 

A marca teve grande expansão quando o neto Jean-Rémy Moët assumiu a companhia. Quando ele passou a metade da administração ao filho Victor Moët, a outra parte foi destinada ao genro Pierre-Gabriel Chandon de Briailles, em 1832. A partir daí foi formada a Maison Moët & Chandon.

Sobre o Champagne Chandon

A história e popularidade dos vinhos espumantes Moët & Chandon transformou a bebida em sinônimo de luxo, fazendo com que a empresa se unisse ao conhaque Hennessy e a Louis Vuitton, comerciante de bolsas e acessórios, em torno do grupo LVMH – Moët Hennessy Louis Vuitton .

Ainda nos anos 70, foram feitos investimentos no Brasil que culminaram na vinícola Chandon em Garibaldi, no Rio Grande do Sul. A empresa também faz espumantes na Argentina, Califórnia, Austrália, Índia e China.

Tipos de Chandon

A produção francesa de champanhes feita pela Maison Moët & Chandon tem como principal vinho de sua linha o tradicional  Moët & Chandon Impérial Brut, feito das uvas pinot noir, pinot meunier (tintas) e chardonnay (branca). O título é uma homenagem a Napoleão Bonaparte e passou a estilizar os rótulos da marca a partir de 1869, como homenagem ao centenário de nascimento do líder político.

É produzido também versões extra brut e demi-sec, podendo ser safrados. Outros champanhes mais conhecidos são o Rosé Brut e os demi-sec da linha Ice.

Já a produção brasileira de espumantes tem envases dos tipos Chandon brut e Chandon rosé (brut) com versões especiais e também como mini Chandon. Além disso, encontra-se os rótulos demi-sec Riche e Passion (Chandon rosé). 

Para saber mais e adquirir champanhes e espumantes, conheça o site e visite a loja online da Sociedade da Mesa.

vinhos rosés

Fonte: Chandon , Moet e Etili