Como arrumar as taças de vinhos na mesa do jantar?

Receber convidados é um momento especial e para não fazer feio é importante saber algumas regras básicas para servir os vinhos em seu evento.

Por isso vamos ensinar como arrumar as taças e como arrumar a mesa do jantar.

Como deve estar a mesa ?

As regras de etiqueta à mesa devem respeitar a ordem em que as bebidas são servidas. Como são harmonizadas com os pratos, a taça de vinhos deve coincidir com  essa ordem. Mas afinal: como arrumar a mesa do jantar?

Não só para o jantar como no almoço, as taças de vinhos devem ser dispostas à direita do convidado, geralmente com a de vinho branco na ponta direita, em seguida fica a taça de vinhos tinto, e mais à esquerda fica disponível uma taça com água.

A ordem pode mudar conforme a harmonização dos pratos. Caso seja servida sobremesa, a taça para um vinho licoroso ou espumante fica posicionada atrás das demais.

Dicas de vinhos para almoço ou jantar

A dica de vinhos clássica consiste em:

Recepção: No ato de chegada dos convidados recomenda-se servir champanhe ou espumante.

Entrada: Com entradas como saladas e queijos, o ideal é servir vinho branco.

Prato principal: Entre carnes vermelhas e massas como prato principal, indica-se os vinhos tintos. Caso seja servido peixes e aves, permaneça com o vinho branco para harmonizar com o prato.

Sobremesa: Para sobremesas como frutas e chocolates, pode-se servir um vinho licoroso como o tradicional vinho do Porto ou algum espumante.

Dicas de taças de vinhos

Como vimos, geralmente servido no momento da recepção dos convidados, para champanhes ou espumantes a opção de taças são as afinadas e altas, as conhecidas tulipas. O formato preserva o perlage (borbulhas) por mais tempo e permite que não se derrame espuma.

Para brancos a taça de vinhos é menor em comparação com as taças de vinho tinto. Como a temperatura para ser servido é menor, este tipo de taça preserva mais a temperatura. Já as taças para rosés são ainda menores, porém com bojo maior, equilibrando acidez e doçura.

Por fim, os tintos devem ser servidos em taças bordeaux e borgonha. A primeira conserva mais o aroma com um bojo largo, mas com a borda mais fechada. Já a segunda o bojo é ainda maior, o que revela o aroma rapidamente.

Se você quer mais dicas sobre vinhos acompanhe a revista da Sociedade da Mesa.

vinhos rosés