O momento de abrir a garrafa é muito aguardado por todos apreciadores de vinho. Com um saca-rolhas sempre por perto esta é uma tarefa simples. Mas e quando nos encontramos em uma situação sem saca-rolhas, o que fazer?

Muitas pessoas sem abridor de vinhos se desesperam, mas não se preocupe! Vamos dar algumas dicas de como abrir garrafa de vinho sem saca-rolhas. Confira.

Como abrir garrafa de vinho sem saca-rolhas?

Não é a falta de saca-rolhas que irá afastar a degustação do vinho. Ainda que o indicado seja ter o utensílio, quando bate a necessidade você pode utilizar algumas técnicas:

  1. Parafuso e martelo: você pode estar sem seu abridor, mas se estiver com uma caixa de ferramentas por perto ela será de grande ajuda. Utilize o parafuso para perfurar a rolha e com a parte de trás do martelo puxe a cabeça do parafuso, simulando um abridor.
  2. Empurre a rolha: em casos de extrema necessidade, sem poder utilizar a técnica anterior, você pode optar por empurrar a rolha para dentro da garrafa com ajuda de uma colher de pau ou objeto similar. Não é algo glamuroso, no entanto permitirá saborear o vinho.

Como abrir garrafa de vinho com Saca-Rolhas?

Com um saca-rolhas a tarefa de abrir a garrafa é mais rápida e prática. Basicamente, introduz-se a espiral do utensílio girando para que perfure a rolha até o ponto que se possa tirá-la do gargalo, puxando ou como uma alavanca.

Dos modelos mais simples aos sofisticados, um apreciador de vinhos deve contar com o equipamento, podendo ser do tradicional tipo sommelier ou até o saca-rolhas Twister, que tira rolhas de maneira fácil e se ajusta a qualquer modelo de garrafa.

Estes e outros acessórios indispensáveis você encontra na Sociedade da Mesa.

Loja Online de Vinhos