Da família Vitaceae, a uva é o fruto da videira – também conhecida como parreira – e é uma das frutas que estão a mais tempo inseridas na alimentação humana. Segundo o livro Le Cordon Bleu, ao redor do mundo existem cerca de 10 mil uvas viníferas. De acordo com a espécie, elas podem mudar de sabor, cor e tamanho.

Esse fruto pode ser consumido de diversas formas, seja para a produção de bebidas, in natura, passas, tortas, mousses, geléias e gelatinas, por exemplo. Existem até linhas de cosméticos produzidas a partir dessa fruta.

O cultivo da uva no Brasil

A uva chegou propriamente ao Brasil em 1532. Desde então, trazida em uma expedição portuguesa de Martim Afonso Pena, ela passou a ser cultivada para variados fins. No país, ela é produzida também para exportação, no entanto o Brasil também costuma importar algumas espécies de uvas.

Quando pensamos nas uvas da vinicultura, as mais tradicionais produzidas no país são a Merlot, Cabernet Sauvignon, Tannat, Pinot Noir, Moscato, Chardonnay e Riesling. A Serra Gaúcha, no Rio Grande do Sul, é a maior região produtora dessas variedades.

Os benefícios da uva (e do vinho)

Diversas pesquisas apontam que são muitos os benefícios da uva para a saúde dos seres humanos. Isso porque essa fruta contém diversas vitaminas e minerais, como o cálcio, o magnésio, o fósforo, e o cobre e o iodo. Além disso, é uma fruta rica em carboidratos, o que garante uma reserva energética ideal para quem pratica atividades físicas.

Ela ainda possui um efeito laxante leve, ajudando a regular o intestino e agindo contra possíveis enfermidades que prejudicam esses órgãos. A uva também traz benefícios para o fígado e ajuda a estimular as funções cardíacas, servindo também para o rejuvenescimento dos tecidos.

Conheça os melhores vinhos aqui na Sociedade da Mesa!

Loja Online de Vinhos