Cada momento pede um tipo de vinho e cada vinho tem um jogo de taças específico para entregar o melhor que a bebida oferece. Acompanhe o texto e descubra qual taça é indicada para os diferentes tipos de vinhos e a diferença entre a taça de vidro e a de cristal.

Taça para vinho tinto

A taça de vinho tinto tem formato grande para que líquido possa liberar toda a sua intensidade. Dois modelos de taça se destacam: o bordeaux e o borgonha.

A taça bordeaux tem um grande bojo e uma borda fechada para ter menos troca com oxigênio, conversando mais o aroma.

A taça borgonha tem um bojo ainda mais acentuado, o que oferece mais trocas com o ambiente e aguça rapidamente o olfato do seu degustador.

Taça para vinho branco e rosado

A taça de vinho branco é menor do que a de vinho tinto, isto porque a temperatura para o consumo deve ser mais baixa. Com um corpo menor, a troca de temperatura é reduzida, assim como a taça permite a distribuição perfeita na boca entre o doce e o ácido que o vinho branco requer.

Para o vinho rosado a taça é ainda menor, porém seu bojo é mais largo como forma de potencializar a acidez característica sem espantar a sua doçura clássica dos rosés.

Taça para espumantes

Mesmo quem não tem o hábito de tomar espumantes alguma vez na véspera de ano novo já provou da bebida. E como se sabe os espumantes são servidos em taças afinadas e altas. O motivo desse formato é a preservação das borbulhas (perlage) da bebida por mais tempo, o que mantém o espumante com a sua vivacidade.

Dessa maneira, se cada vinho pede um formato de taça, o material delas também tem importância. Uma taça feita de vidro é mais espessa, pesada e tem superfície lisa, o que impede o vinho de ressaltar todos os seus potenciais. Já a taça de cristal é a indicação perfeita para saborear o vinho, pois sua superfície porosa acentua as características da bebida, além de permitir um melhor visual do líquido.

Como vimos, apreciar um excelente vinho em um jogo de taças correto faz todas a diferença. Além de ressaltar os sabores e o aroma, a taça de vinhos certa demonstra aos seus convidados o cuidado e o apreço que você tem por eles, oferecendo a melhor experiência possível.

Com essa preocupação a Sociedade da Mesa disponibilizada diversos jogos de taças e outros acessórios para que você aprecie o vinho da melhor forma. Venha conhecer!

Fonte: Viva Decora