Como já comentei com vocês, no meu sacrificado trabalho, com comidas e vinhos, sou obrigado a viajar constantemente. Desta vez irei passar uma ótima dica de uma linda cidade litorânea. Aproveitando a temporada de verão que se aproxima, fomos até Camburi, que é conhecida pelos bons restaurantes e pela praia maravilhosa. Entre palafitas e bananeiras, encontramos um espaço ornado por um paisagismo único, típico de Mata Atlântica, com muito charme, rústico e elegante ao mesmo tempo. Este é o Manacá, do prestigioso chef mineiro Edinho Engel. A casa já está instalada neste belíssimo espaço há mais de 20 anos.

Como ele mesmo narra, “pode-se dizer que a história do Manacá começou na década de 70, quando estiveem Camburi e me apaixonei pelo lugar. Em 1988, resolvi voltar e abrir o restaurante. Em 1991, me casei com a Wanda, uma barretense, que divide comigo a alegria de nosso lar e as responsabilidades de administrar o Manacá”. De acordo com Edinho Engel, o sucesso do Manacá está nos seus pratos, que têm a “cara” do Brasil. Como se não bastasse o lugar, o paisagismo, gente bonita bronzeada do dia de praia temos acima de tudo uma gastronomia que o próprio Edinho apelidou de cozinha contemporânea do Mar.

O couvert. Já tradicional com as bolinhas de ricota al pesto “único” do Manacá, o azeite a abobrinha grelhada, acompanhado com pães de produção própria deliciosos e de vários tipos já nos oferecem boas vindas eloquentes. De entrada, recomendo o carpaccio de peixe temperado com limão e azeite. Ou restareTartare de Carapau com Maçã Verde e caviar. Como prato, tem o tradicional pene à Manacá, mas o meu preferido é o Papillote de Robalo em Folha de Bananeira, Robalo embrulhado em folha de bananeira com farofa de banana, simplesmente SHOW! O serviço é fantástico e comandado pelo Euclides e o Fábio nos vinhos. Por último, o bolo de coco que acompanha o café é de cortar os  pulsos.

Restaurante Manacá
Camburi – São Sebastião – São Paulo
Rua Manacá, 102.
Telefone (12) 3865-1566
email: manaca@restaurantemanaca.com.br

Don Alejandro é um colaborador convidado. Entusiasta do livre exercício dos prazeres da mesa,
ilustra com depoimentos pessoais as suas aventuras enogastronômicas.

Faça parte do nosso clube: vinhos selecionados por uma rede mundial de especialistas, entregues na porta de sua casa, por preços até 40% abaixo dos praticados no mercado! Associe-se!