66

Com abobrinha e alcaparras, acompanhado do tradicional e colorido arroz à grega.

O verão está aí, aquecendo nossos corações e nossa cozinha. É hora de abusar de pratos coloridos e refeições leves, em receitas com frutos do mar, pescados e os deliciosos camarões…
Esta combinação saborosa cria uma harmonia com um acompanhamento tão simples, que pode se tornar diferenciado, com a escolha de ingredientes, enaltecendo o colorido e transformando o trivial arroz à grega em requintado. Para servir quatro amigos, no preparo deste prato serão necessários 500g de camarão médio, limpo e fresco, 2 abobrinhas italianas pequenas cortadas em cubos, 100g de alcaparras em conserva, ½ maço de cheiro verde e cebolinha picados, 2 dentes de alho, sal, pimenta e azeite a gosto.

Doure o alho no azeite e acrescente os camarões. Abaixe o fogo para não perder o ponto do cozimento, pois o camarão é muito delicado e, quando muito cozido, pode ficar duro. Ao perceber que o camarão está mudando de cor, ficando avermelhado, acrescente a abobrinha, as alcaparras e os temperos. Refogue o suficiente (uns 5 minutos) para não deixar a abobrinha soltar água demais e  também continuar com uma textura firme. O tradicional arroz à grega pode ser preparado antes do camarão. Em uma panela, doure no azeite um mix de uma cebola média roxa com uma média branca e 3 dentes de alho picados. Acrescente 3 copos americanos de arroz branco lavado e seco e sal a gosto. Doure o arroz e acrescente a água.

Vamos ao buquê colorido de cores e sabores. Corte em cubinhos bem pequenos 1 pimentão vermelho e 1 amarelo, ambos médios. Dica: evite o verde, que é bem mais forte e seu sabor “mascara” todos os temperos. ½ maço de cebolinha e salsinha picadinhos e 100g de uvas passas sem sementes. Este toque agridoce faz toda a diferença.

Os mais ousados podem acrescentar cubinhos de maçã verde ou damasco picado. No caso da maçã, passe os cubinhos em suco de limão antes de adicionar ao prato. Isso fará com que ela não oxide e fique escura. Após o arroz estar cozido, porém firme. Acrescente em uma vasilha todos os ingredientes com uma colher farta de manteiga. Misture delicadamente e pronto!
Crie uma mesa bem colorida, típica de verão. Escolha um vinho verde português ou um branco de sabor mais acentuado. Como por exemplo os da Nova Zelândia ou Grécia para servir gelado e se delicie.

Texto: Mateus Giovanni Fotos: divulgação