Mendoza, a pouco mais de 1000 quilômetros de Buenos Aires. É a principal produtora de vinho na Argentina.
Seu clima seco e ensolarado fez com que se convertesse na maior região vitivinícola da Argentina. Representando 70% da produção do país.

Considerada como o paraíso da variedade Malbec. Hoje em dia nesta região são elaborados vinhos de qualidade excepcional nas mais de 1200 bodegas existentes. Que produzem quase 10 milhões de hectolitros de vinho. O que torna Mendoza a indiscutível capital vitivinícola da América do Sul.

Um dos fatores determinantes da qualidade de um vinhedo é a amplitude térmica. Trata-se de um fator determinante no cultivo da vinha e na produção de vinhos de qualidade. É conhecida como “amplitude térmica” a diferença de temperatura máxima ao longo de uma jornada.

sociedade-da-mesa

E é nesta região dos Andes, onde, junto ao resto de fatores de solo e clima, estabelecem-se condições ótimas para o bom desenvolvimento do vinhedo. O clima da província de Mendoza, com características semi-desérticas. Temperatura média anual de 16˚C, máxima de 36˚C e mínima de -5˚C, atinge nos verões uma adequada amplitude térmica.

Quando a amplitude térmica supera os 20˚C, durante o período de amadurecimento das uvas, favorece o desenvolvimento da maturação fenólica, dando como resultado uvas únicas, de alta qualidade enológica, com grande concentração de cor e aromas complexos.

Esta região tem um solo fino de características aluviais, rochoso e arenoso. A água para irrigação vem de degelo da Cordilheira dos Andes, sendo uma água cristalina, pura e rica em minerais, que nutrem e enriquecem as uvas.

Este conjunto de fatores permite obter vinhos de grande corpo, com níveis distintos de álcool, mas muito simpáticos, com um perfil frutado intenso. Estas características repetem-se na maioria das subzonas vitícolas, e é o que nos dá a expressão ou tipicidade da região de Mendoza.

Faça parte do nosso clube: vinhos selecionados por uma rede mundial de especialistas, entregues na porta de sua casa, por preços até 40% abaixo dos praticados no mercado! Associe-se!

Vinhos TintosPowered by Rock Convert