Uma boa pedida pra estes dias quentes de verão é fazer um franguinho com frutas grelhadas na
churrasqueira.
Fica muito mais leve que uma carne vermelha.
A salada
Como uma entrada, podemos servir uma saladinha de polvo com batatas e algumas folhas verdes. Depois de bem limpo e cortado em pedaços pequenos, cozinhe o polvo na panela de pressão com água e duas colheres de vinagre, por 30 minutos. Prepare salsão e escarola picados, tomates cereja em metades e batatas cozidas fatiadas.Coloque também algumas folhas de rúcula. O tempero fica com suco de limão siciliano, azeite extravirgem, sal e pimenta a gosto. Na hora de servir, decore com pedaços de limão.
O frango
O segredo é o sabor das coxinhas da asa ou tulipinhas, que estão na marinada onde as deixamos 24 horas antes de levarmos à churrasqueira.
Para servir umas 4 pessoas, precisamos de 1Kg de coxinhas da asa sem tempero.
Preparamos a parte líquida da marinada com 1/2 lata de cerveja, 1/2 copo de vinho branco seco, ½ xícara de aceto balsâmico, suco de 2 limões sicilianos e ½ xícara de azeite de oliva.
Os temperos usados: um punhado de sálvia desidratada, 6 dentes de alho espremidos, 1 colher de sopa rasa de páprica doce, uma colher de café de cominho, alguns ramos de tomilho fresco, sal, pimenta do reino e pimenta calabresa (seca) a gosto.
Misture tudo muito bem em uma grande tigela que possa ir à geladeira. Deixe marinando até o dia seguinte. A carne vai pegar todos os sabores e, na hora de ir à churrasqueira, estará perfeita para assar.
Dica: asse o frango na churrasqueira longe do fogo forte. O frango pode ficar mal cozido perto do osso e torradinho por fora.
É preciso ter paciência para comer um frango assado em churrasqueira no ponto certo. Mantenha em um local da grelha onde o fogo não esteja soltando labaredas que possam chamuscar o alimento. Também pode ser feito frito à passarinho, onde até os ramos de tomilho fritos ficam gostosos.
O Abacaxi
Para acompanhar, descascamos um abacaxi de preferência da variedade pérola e cortamos em rodelas. Preparamos uma tigela com açúcar cristal e canela da índia moída.
Cada rodela de abacaxi vai levar uma bela camada de açúcar com canela, antes de ir à grelha da churrasqueira.
Uma informação importante é que o açúcar na churrasqueira queima muito fácil e solta fumaça. Novamente, vamos ter que ter cautela e deixá-los em uma parte da grelha longe do fogo alto.
O açúcar vai caramelizar e colar na fatia do abacaxi, ficando extremamente saboroso.
Na hora de servir, saboreie os dois juntos, pois o adocicado do abacaxi combina muito com as especiarias do frango.
Para beber, uma ótima opção de verão é o Portónic.
Nascido na região do Algarve, em Portugal, esse drinque é muito refrescante.
Coloque uma dose de vinho do porto branco em um copo com gelo e rodelas de limão siciliano. Adicione 3 doses de água tônica e pronto!
É uma delícia.
Outra opção são os vinhos brancos, especialmente os mais suaves, como os chardonnay e os rosés bem gelados.Gostoso mesmo é comer com as mãos e sentir todos os sabores e a crocância do frango. Fica totalmente diferente daqueles assados em forno convencional
E se sobrar abacaxi? Ele, ainda quente, com uma bola de sorvete de limão ou creme, será uma tentação de sobremesa de verão!
Texto: Mateus Giovanni
Fotos: divulgação