Lasanha de berinjela

berin Vamos dar um toque grego à nossa receita deste mês. Eles usam muito a berinjela para o preparo dos mais diversos pratos, como a moussaka. A moussaka é diferente, pois leva carne moída e molho branco bechamel.
Lasanha é uma expressão italiana, mas como usamos berinjela em camadas, adaptamos com esse toque greco-mediterrâneo. Para preparar uma assadeira para 6 pessoas, vamos precisar de 6 berinjelas grandes cortadas em fatias de aproximadamente 1cm na transversal. É preciso deixar a casca, para que o prato mantenha a estrutura.
Do contrário, amolece demais, ficando difícil de servir.

Essas fatias deverão ser empanadas em 2 ovos bem batidos, com um pouco de flor de sal e pimenta do reino, depois diretamente na farinha de trigo e levadas à fritura até dourarem. Escorra bem, encostando o papel-toalha nos dois lados das fatias de berinjela. Salpique levemente com flor de sal. Se apreciar, para dar mais autenticidade ao sabor grego, deve-se salpicar sutilmente cravo e canela moídos, lembrando que o sabor é muito marcante. Usaremos 400g de queijo mussarela combinado com o feta.

O queijo feta é tipicamente grego, de consistência macia e sabor marcante. Feito de leite de cabra, é levemente curado, mas pode ser ralado. Vamos usar 200g dele, ralado. Para intercalar as camadas de berinjela e queijos, usaremos um molho de tomate caseiro enriquecido (no final do preparo) com 100ml de vinho tinto, alho, cebola e azeitonas pretas ou verdes, sem caroço e fatiadas. As ervas do molho devem ser a salsa, cebolinha e tomilho fresco. Iniciamos a montagem em uma travessa de louça refratária. Colocamos uma camada de molho ao fundo e berinjelas bem encostadas umas nas outras.

Antes de outra porção de molho, é importante distribuirmos camadas dos 2 tipos de queijo: a mussarela fatiada e o feta grosseiramente ralado. Os queijos devem ficar em contato direto com a berinjela, para passar seu sabor a ela. Depois, vem o molho novamente e assim por diante, sendo que a última camada deve levar queijo e um pouco de molho por cima. Levamos ao forno por 30 minutos para gratinar.
Para acompanhar, vai bem uma salada de folhas amargas, como rúcula ou agrião, e um bom vinho tinto. Desfrute!

Texto: Mateus Giovanni

Fotos: divulgação