Quase sempre por trás de um vinho há uma grande história, uma bodega, uma família.
Mas nem sempre por trás dessa história e dessa bodega, podemos encontrar um vinhedo que se converta no verdadeiro protagonista da mesma. Cansamo-nos de repetir que a uva é a origem de tudo, que sem ela não há vinho, que tudo deve começar com a qualidade do vinhedo. E isso é o que queremos mostrar com esta Seleção Trimestral – a origem de um grande vinho sempre parte de seu vinhedo.partal-autor-mar%ef%80%a214

País: Espanha

Região: Murcia

Indicação Geográfica: D.O. Bullas

Uvas: 60% Monastrell, 20% Syrah, 10%, Tempranillo, 7% Cabernet Sauvignon e 3% Merlot.

Produtor: Bodega Balcona

Teor alcoólico: 14,5%

O vinho

A vindima foi feita manualmente, em caixas, entre a segunda quinzena de setembro e a última semana de outubro, em função da maturação de cada varietal que foi selecionada e fermentada, separadamente, a uma temperatura de cerca de 28º-29° C.
Depois de completar a fermentação alcoólica, o vinho permaneceu em contato com as peles, macerando durante 20 dias. Ele foi prensado e trasfegado a depósitos de aço inoxidável, onde realizou a fermentação maloláctica até a sua transferência para barricas, em março 2006. Os varietais foram criados separadamente em barricas novas de carvalho francês Allier.
Depois de 12 meses em barricas, decorreu o ensamblage final, realizando seu engarrafamento em maio 2007.

A cata

De cor rubi com borda tom de telha. No nariz, apresenta-se fechado na taça parada; necessita respirar. Aprecia se como se abre a medida que agitamos nossa taça. É preciso ter paciência para desfrutar de suas notas de fruta madura, marmelo e figos secos. Sua boca é amável, redonda, madura, com uma perfeita integração da madeira, toques de especiarias e algo de frutos secos e amadeirado. Final amplo e persistente.

sociedade-da-mesa

Harmonização

É um vinho fino, elegante o qual gostamos de recomendar o seu consumo sem pressa, observando a evolução de cada taça que tomamos.
Um vinho que leva sete anos repousando em garrafa necessita que tenhamos com ele a mesma paciência.
Este vinho é amável. Divirtamo-nos com ele diante de um prato de arroz com carne, coelho, frango, que se note gordura, mas que não nos impeça de perceber os matizes. Encaixa-se bem com os pratos de caça, sobretudo aves.
Mas com esse vinho recomenda se afastar-se dos assados de vitela, cordeiro ou carne de porco; sua gordura e defumado nos dificultariam desfrutar plenamente de sua elegância.

Temperatura

Uma etapa de oxigenação lhe será conveniente. Recomenda-se sua decantação ao menos 1 hora antes de seu consumo com o propósito de retirar os possíveis sedimentos. Degustar a uma temperatura compreendida entre os 16° e 18°C. Preferivelmente, uma vez decantado, mantê-lo protegido de temperaturas acima do indicado.

Guarda

Para ser degustado agora, ainda que seu consumo seja recomendado durante os próximos cinco anos.
Partal de Autor, um vinho maduro, pleno, elegante e longo, muito longo. Um grande vinho para acompanhar a conversa à mesa, onde as horas passarão sempre em boa companhia.

Texto: Alberto Pedrajo Pérez e Javier Achútegui Dominguez.

Experimente nossas seleções e viva a melhor e mais abrangente experiência enológica. Associe-se!

 

Vinhos EspumantePowered by Rock Convert