Como costumamos dizer, por trás de um grande vinho, há sempre um bom projeto e uma equipe
comprometida. Este é o caso da MO Salinas, onde a Família Castaño, de viticultores com muita experiência no sudeste espanhol, colocou empenho neste novo projeto, onde a base de seus vinhos é a Monastrell.

No início do ano 2000, a família Castaño adquiriu, reagrupou e trabalhou um conjunto de parcelas no sopé da Serra de Salinas (situada no limite entre as províncias de Murcia e Alicante).
A finca Serra Salinas possui uma totalidade de 92 hectares, nos quais amendoeiras, oliveiras e vinha convivem em harmonia nas ladeiras da serra de Salinas a 650-680 metros acima do nível do mar.

A bodega, de construção recente, foi projetada apoiando-se em dois princípios: o isolamento
térmico e o aproveitamento da gravidade para o trasfego dos vinhos. O primeiro objetivo foi
alcançado implantando-se a sala de barricas no subterrâneo.Isso criou um isolamento natural, que é complementado com um sistema de climatização de apoio para os momentos mais delicados do ano. A zona de elaboração está orientada para o norte, a fim de evitar as altas temperaturas sob o sol dessas terras. O segundo objetivo pretende garantir a integridade da uva, evitando, o máximo possível, a passagem com bomba.

Para isso, a bodega tem três andares, e assim a uva passa por sua transformação, à medida que desce de um nível para o outro.No andar superior, encontra-se a zona de vinificação; no segundo, a zona de prensado; no andar mais baixo, a zona de envelhecimento em barril e engarrafamento. A bodega de elaboração está composta por 14 depósitos de 80 hectolitros cada, que funcionam no sistema “siemprellenos” (sempre cheios).
Seguindo com sua filosofia de respeito à uva, foi instalado um “pigeage”, que permite realizar, de
uma forma automática, os trabalhos de maceração com a maior suavidade em toda a bateria de depósitos.

A atração da Bodegas Sierra Salinas talvez comece pelo seu entorno, pois está de frente e rouba a vista do lado sombreado da Serra Salinas (Villena) – talvez, uma das paisagens mais doces dessas terras tão áridas. A localização da Bodegas Sierra Salinas é privilegiada e faz com que a edificação convertase em um agradável e sossegado mirador para as vinhas. Os vinhos de Bodegas Sierra Salinas nascem como espectadores desse sugestivo entorno. Um cenário bucólico, onde os vinhedos são protagonistas de reserva.

Atualmente, a bodega possui 42 hectares de vinhedos de Monastrell cultivo de sequeiro. 10 hectares de vinhedos de Cabernet Sauvignon, Garnacha Tintorera e Petit Verdot, plantadas em espaldeira com sistema de irrigação. A bodega tem em andamento projetos de novas plantações de vinhedo. A fim de aproveitar os solos pobres e pedregosos que possui no lado sombreado da serra. Esse projeto, que já teve como resultado vinhos de qualidade reconhecida, continua com a investigação do terreno e suas possibilidades.

Experimente nossas seleções e viva a melhor e mais abrangente experiência enológica. Associe-se!

Vinhos TintosPowered by Rock Convert