Na última seleção trimestral, desfrutamos de um vinho elaborado com a uva Monastrell, com uma longa passagem por barril, o que nos demonstrou o que esta variedade é capaz de expressar quando recebe muitos cuidados e paciência. Neste mês, a uva do levante espanhol, a Monastrell, é novamente a protagonista, agora apresentada na Seleção Mensal,com toda a sua expressãovarietal. Esta variedadenecessita de um clima cálido para  amadurecer, razão pela qual, em países como a França, somente é encontrada em zonas ao sul. Na Espanha, inclusive, só é plantada de modo expressivo na região sul do país.
Para selecionar este vinho,aproximamo-nos de Alicante. MO Monastrell é brilhante, de aromas elegantes de especiarias e ligeiros balsâmicos, com uma passagem de 4 meses por barris. Um exemplo perfeito das virtudes e capacidade desta varietal que geralmente complementa os vinhos, e poucas vezes é a protagonista.

País: Espanha

Região: Alicante

Indicação Geográfica: D.O. Vinhos de Alicante

Uvas: 85% Monastrell, 10% Cabernet Sauvignon e 5% Garnacha Tintorera

Produtor: Bodegas Sierra Salinas

O vinho

Procedente de vinhedos de Garnacha Tintorera (com mais de 20 anos) e Cabernet Sauvignon (com mais de 10 anos), em fincas a 650 metros acima do nível do mar e solos pedregosos, pobres em matéria orgânica e subsolo calcário, com zonas argilosas no fundo do vale.
Vindimado manualmente no período de 12 de setembro a 11 de outubro de 2011, com uma severa seleção posterior na bodega. Maceração de 10 dias com controle de temperatura (26º-28ºC). Fermentação maloláctica em depósitos de aço inoxidável e elegante passagem de 4 meses por barril.

sociedade-da-mesa

A cata

De vermelho-cereja intenso e muito vivo. No nariz, aromas de especiarias elegantes e leves balsâmicos, que vão se abrindo com notas de frutas vermelhas muito maduras. Na boca, entrada suave, equilibrada, com boa amplitude e intensidade. Taninos doces e maduros proporcionam uma longa passagem.

Harmonização

Suas notas balsâmicas e de especiarias como a pimenta e o tomilho, fazem com que se encaixe perfeitamente com carnes pouco gordurosas, como coelho e cabrito na brasa e – como não? – com um prato de arroz ao forno com carne de caça ou caracóis.

Temperatura

Para desfrutar plenamente de seu conteúdo frutal, o ideal é degustá-lo entre 14º e 16ºC. É recomendável abri-lo 30 minutos antes de seu consumo, assim como oxigenar ligeiramente em decantador.

Guarda

Excelente para consumo imediato e nos próximos 2 anos. Se notar uma evolução doce no nariz, que lembra polén, não se preocupe, porque é uma característica da variedade Monastrell.

Texto: Alberto Pedrajo Pérez e Javier Achútegui Dominguez.

Faça parte do nosso clube: vinhos selecionados por uma rede mundial de especialistas, entregues na porta de sua casa, por preços até 40% abaixo dos praticados no mercado! Associe-se!
 

Vinhos EspumantePowered by Rock Convert