Um assemblage impressionante das três variedades: Merlot, Cabernet Franc e Cabernet Sauvignon. Com seus oito anos, ainda mantém forte e definida toda sua potência e elegância. De cor vermelho-cereja profundo, cada gole deste vinho é uma inspiração cheia de fruta madura. Elegante madeira no nariz, com uma passagem por boca firme, estruturada e longa.

País: França

Região: Bordeaux

Indicação Geográfica: Saint-Émilion Grand Cru Classé

Uvas: 60% Merlot, 30% Cabernet Franc e 10% Cabernet Sauvignon

Produtor: Château Ripeau

O vinho

Após a chegada na bodega, as uvas são desengaçadas, esmagadas e transferidas para os depósitos de aço inoxidável de pequeno volume, para fermentação. Esse processo é controlado com uma temperatura máxima de 27 a 29ºC, com 4 a 8 remanejamentos diários, com macerações prévia e pós-fermentativa, até extrair e preservar todo seu potencial aromático e de estrutura, além de uma maceração de 15 a 21 dias em depósito, de acordo com cada varietal. Ao finalizar a fermentação alcoólica, o vinho é transferido diretamente para o barril, para a fermentação malolática e posterior envelhecimento, nos mais finos barris de carvalho francês (50% novos), durante um período que varia de 10 a 18 meses, de acordo com as varietais. Tudo isso, somado a uma longa e paciente espera de 6 anos em garrafa, traz como resultado este excelente vinho.

A cata

De cor vermelho-cereja profundo que surpreende para sua idade, com um elegante filete telha. No nariz, destaca-se sua intensa dose de fruta negra madura, como a ameixa, que se abre demonstrando a madeira torrada, ligeiros aromas de couro, especiarias, cortiça de cedro.
É estruturado com um centro de boca complexo e impecável, longo, elegante e cheio de atributos, com alguns toques de grafite de lápis e, mais uma vez, cortiça de cedro, acompanhada de taninos fundidos longos e aveludados. Um vinho completo.

sociedade-da-mesa

Harmonização

Vinhos finos e elegantes como este devem ser os protagonistas da mesa, por isso, seremos muito cuidadosos com os pratos sugeridos para sua harmonização, evitando fortes contrastes que alterem o sabor do vinho. Neste caso, a recomendação são as aves, de criação ou caça, ligeiramente temperadas e, preferivelmente, nunca na brasa, para evitar toques defumados. Prefira uma guarnição de verduras com um molho suave de mirtilo, groselha ou chocolate amargo, que acompanhará sem incomodar.

Temperatura

Degustar em uma temperatura entre os 17 e 18º C. Para apreciá-lo pleno de matizes, é recomendável sua abertura, no mínimo, uma hora antes da degustação, assim como uma ligeira oxigenação.

Guarda

Sem dúvida, para ser desfrutado hoje mesmo, mas esperamos uma evolução mais que positiva a médio e longo prazo. Embora possa ser degustado imediatamente, possui potência de envelhecimento durante os próximos 5 a 7 anos, onde ganhará nos matizes. Um vinho magnifico! Perfeito expoente dos grandes vinhos de Saint-Émilion que, estamos convencidos, continuará crescendo na garrafa.

Texto: Alberto Pedrajo Pérez e Javier Achútegui Dominguez.

Conheça as vantagens de fazer parte da Sociedade da Mesa, clube de vinhos! Associe-se!
 

Vinhos EspumantePowered by Rock Convert