Este Gratia 100% Carmenére passou 5 meses em barris de carvalho francês e americano, o que enriqueceu os matizes de fruta e corpo deste vinho, que chega ao nosso clube em um excelente momento para ser consumido. Mostra equilíbrio entre a passagem por barril e a fruta negra, muito definida, com um sutil toque de ervas que agrega frescura a este Carmenére chileno, que está longe dos clássicos varietais sem graça e surpreende por sua complexidade e elegância.
gratia-mai%ef%80%a214

País: Chile

Região: Valle Central

Indicação Geográfica: Valle de Colchagua e Valle del Maipo

Uvas: 100% Carmenére

Produtor: Maola Wines

O vinho

As uvas procedentes de vinhedos de idade superior a 6 anos, plantadas em terreno argiloso, foram vindimadas à mão entre a primeira e a terceira semana de maio de 2013. Nos tanques de aço inoxidável, produziu-se uma maceração pré-fermentativa em baixas temperaturas durante dois dias para potencializar o sabor, os taninos maduros e a cor. O mosto foi fermentado em tanques de aço inoxidável, com leveduras selecionadas e temperaturas ao redor dos 28ºC. Foram feitos remanejamentos diários durante um período de dez dias. Uma vez finalizada a fermentação alcoólica, realizou-se a fermentação maloláctica em barris de aço inoxidável. Após a fermentação, o vinho repousou em barris de carvalho francês (65%) e americano (35%), durante um período de 5 meses.
Após o período de “crianza”, o vinho foi “ensamblado” e filtrado para posterior engarrafamento.

sociedade-da-mesa

Cata

De cor cereja com uma linda borda malva de grande intensidade. Nariz perfumado, com elegantes notas torradas e de chocolate, com um fundo de compota de ameixas, frutos secos e levemente mentolado. Boca com boa intensidade, onde se entrelaçam notas de madeira e fruta bem madura. Corpo médio, taninos sedosos e final longo, com um toque mentolado muito agradável.

Harmonização

Ideal para acompanhar queijos cremosos e semicurados (como o camembert), sobre pão torrado. Carnes vermelhas preparadas com ervas como tomilho, alecrim ou sálvia, que encaixam com as notas mentoladas, ou salmão assado com molho de dill.

Temperatura

Degustar entre 15 e 17ºC. Dispensa ser aberto antes do momento de consumo, pelos próximos meses.

Guarda

Está ótimo para beber neste momento e pelos próximos dois anos.

Texto: Alberto Pedrajo Pérez e Javier Achútegui Dominguez.

Faça parte do nosso clube: vinhos selecionados por uma rede mundial de especialistas, entregues na porta de sua casa, por preços até 40% abaixo dos praticados no mercado! Associe-se!
 

Vinhos EspumantePowered by Rock Convert