Focaccia é um pão italiano que é considerado o precursor da pizza. A principal diferença entre eles é a quantidade de fermento que, na pizza, é menor.

_DSC8429-pEssa massa de origem italiana caracteriza se pelo preparo com água, farinha, azeite e fermento. Geralmente, leva cobertura de azeite, sal, ervas aromáticas e legumes. Há também versões doces desse pão, com frutas frescas ou secas e açúcar. Para preparar a receita da foto, misture 250 ml de água com uma colher de chá de sal e 250 ml de água morna com um envelope de fermento biológico.
Em uma tigela grande, misture 120 g de azeite, a água com sal e a água com fermento. Adicione um quilo de farinha de trigo aos poucos e deixe a massa descansar até dobrar de volume (cerca de 50 minutos).  Em uma assadeira grande untada com azeite, espalhe a massa, de modo que fique com cerca de 1cm de espessura. Crave os dedos na massa, criando pequenos furos.
Prepare uma mistura de 100 ml de água e 10 ml de azeite e espalhe na superfície.
A focaccia da foto contém sal grosso e alecrim. Experimente-a pura, acompanhando sopas, patês, como base para uma pizza ou mesmo como pão para um sanduíche.
Bon appétit!

Texto: Thaís Sinhorini

Fotos: Elayne Massaini