Um Malbec excepcional, pleno, rico, denso e com uma perfeita maturação, que lhe aporta nuances de especiarias, muito integradas com a variedade.
- País: Argentina
- Região: Mendoza
- Indicacão Geográfica: Agrelo-Lujan de Cuyo
- Uvas: 100% Malbec
- Produtor: Viña La Perdices
O vinho
As uvas procedentes de vinhedos próprios foram vindimadas à mão, em meados de abril de 2013. Uma vez no depósito de aço inoxidável, produziu-se a maceração pré-fermentativa sob baixas temperaturas (6 a 8ºC) durante sete dias, para potencializar o sabor, os taninos maduros e a cor.
O mosto fermentou em depósitos de aço, com leveduras selecionadas em temperaturas por volta de 24 a 26°C, durante um período de 10 a 12 dias, com maceração e remanejamentos diários.
Uma vez acabada a fermentação alcoólica, o vinho permaneceu 10 dias em pós-maceração. Após esse processo, completou-se a fermentação malolática em cubas de aço inoxidável.
O vinho repousou em barris de carvalho francês (50%) e americano (50%), durante um período de 12 meses. Em seguida, foi filtrado para ser engarrafado.
A cata
Violeta intenso de cor profunda. Nariz elegante que integra, magistralmente, aromas de frutas vermelhas com suaves toques de torrado, com lembranças de café, que dão lugar a notas delicadas de especiarias.
A sua entrada é doce e suave, com frutas vermelhas que se misturam com lembranças de ameixa e de barril torrado, o que aporta fluidez a seus taninos bem arredondados. Final prolongado e amplo na boca.
Harmonização
Este vinho pede uma carne na brasa. A sugestão é desfrutá-lo com um churrasco ou com um hamburguer 100% de carne magra, que se ajustam ao volume e aos taninos doces.
Temperatura
Degustar a uma temperatura entre 19 e 23ºC.
A guarda
Está em um ótimo momento para ser degustado, mas pode ser guardado pelos próximos 4 anos.
Texto: Alberto Pedrajo Pérez e Javier Achútegui Dominguez.