Trata-se de um elegante e delicioso vinho que, para muitos, trará a oportunidade de descobrir uma variedade nem sempre valorizada, mas capaz de dar-se para a elaboração de vinhos como este.

País: Estados Unidos da América

Região: Califórnia

Indicação Geográfica: Califórnia

Uvas: 100% Zinfandel

Produtor: Niles Vineyard

O vinho

As uvas procedentes de vinhedos das redondezas de Lodi, de algumas das mais antigas plantações de Zinfandel da Califórnia, foram vindimadas manualmente e transportadas para a bodega em caixas, para preservar as uvas nas melhores condições até sua elaboração. Uma vez dentro da bodega, as uvas foram desengaçadas, antes de serem encubadas no depósito de aço inoxidável. A fermentação levou um prazo de 10 a 12 dias, em temperatura entre 26 e 28ºC, com o fim de preservar seus aromas primários. Após a fermentação alcoólica, o vinho foi trasfegado
para retirar suas borras e realizar a fermentação maloláctica em depósitos também de aço inoxidável. Na primavera, realizou sua maturação em barris de carvalho francês, durante um período de 24 meses para, posteriormente, fazer coupage, uma ligeira clarificação e também a filtração, antes do seu engarrafamento.

A cata

Vinho de cor cereja fechado, com ligeiras notas de evolução, como consequência de sua prolongada maturação em barril. Seu aroma é de intensidade média alta, complexo, com especiarias, notas de erva-doce e pimenta-preta, e agradáveis lembranças de fruta vermelha muito madura. Na boca, é cálido, estruturado. Mesmo com seu tanino ainda muito presente, é redondo e aporta fluidez. Já o final de boca é delicioso e longo.

sociedade-da-mesa

Harmonização

Geralmente, esta variedade costuma ser muito versátil quanto às harmonizações. Sugerimos, nessa ocasião, que desfrutem deste vinho com um bacalhau ou um salmão defumado, com um molho leve de endro, um patê de provolone com um toque de orégano ou um prato de comida tailandesa levemente picante, já que as notas aportadas pela crianza deste vinho, assim como as notas próprias da variedade, encaixam-se perfeitamente com o sabor levemente gorduroso e ligeiramente temperado.

Temperatura

Degustar a uma temperatura compreendida entre os 15 e 17ºC. Não há necessidade de abertura com antecedência pelos próximos meses.

Guarda

Para ser desfrutado agora, pois não há previsões de mudanças ou evoluções para os próximos meses. Em boas condições de conservação, poderemos desfrutar deste vinho pelos próximos 3 anos. Esperamos que desfrutem desta enigmática uva neste vinho elegante, intenso e aromático, com prolongada passagem em barril, que aportou uma infinidade de matizes à variedade e se integrou perfeitamente com uma intensa carga de fruta vermelha.

Texto: Alberto Pedrajo Pérez e Javier Achútegui Dominguez.

Experimente nossas seleções e viva a melhor e mais abrangente experiência enológica. Associe-se!
 

Vinhos EspumantePowered by Rock Convert