OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Zinfandel é uma variedade de uva muito popular nos vinhedos californianos. Sua origem é surpreendente, já que, após a análise de seu DNA, descobriu-se que a variedade procedia da Croácia. E equivalia geneticamente à uva Crljenak Kaštelanski. Essa variedade praticamente perdida nessa zona da Europa, aparentemente chegou aos E.U.A. Através de uma coleção de videiras procedentes da Áustria, em meados do século XIX. E ali começou a ser conhecida com o nome de Zinfandel.

A partir dali, começa a lenda dessa variedade. Já que os historiadores não conseguem desembaraçar a história desse varietal no continente. E, portanto, a origem do nome tão peculiar. Esta uva de difícil controle, no final de sua maturação, pode chegar a alcançar uma graduação alcoólica de 17%. O que, junto com outras de suas características, reduziu no passado seu potencial como varietal de qualidade para a elaboração de vinhos.

sociedade-da-mesa

Os vinhos elaborados com esta variedade costumam apresentar, no geral, aromas de especiarias com notas de maçã e folha de tabaco. Se a uva não estiver perfeitamente madura, passando a aromas de morangos, amoras e cerejas quando alcança uma correta maturação. Na boca, o que o caracteriza é uma agradável sensação doce, que costuma vir acompanhada de uma ampla densidade na passagem.

No passado, faltava notoriedade aos vinhos elaborados com esta variedade. Porém a reputação da Zinfandel tem melhorado, como já aconteceu em outras regiões e outras variedades, graças à evolução das técnicas de elaboração do vinho e à melhoria na gestão dos vinhedos.

Faça parte do nosso clube: vinhos selecionados por uma rede mundial de especialistas, entregues na porta de sua casa, por preços até 40% abaixo dos praticados no mercado! Associe-se!