OLYMPUS DIGITAL CAMERAElaborados basicamente de milho, mas com sabor distinto dos bourbons, do vizinho Kentucky, o raro George Dickel e o famoso Jack Daniel`s fazem parte do patrimônio do estado sulista norte-americano.

Amistoso. Essa pode ser a palavra que melhor define o surpreendente estado do Tennessee. Poucas vezes notei em minhas viagens etílicas um lugar tão acolhedor. Além disso, rico culturalmente – afinal foi lá que nasceu a melhor música da história norte-americana – desde o country na capital Nashville até Memphis, berço do rock and roll. Contudo, é no interior que percorremos um caminho que partiu da cidade de Chattanooga, passando pela pequena Tullahoma, até chegar à histórica Lynchburg. Trata-se da famosa rota do “Tennessee whiskey”, que ao contrário do Kentucky e seus inúmeros bourbons, possui apenas dois produtores: George Dickel e Jack Daniel`s. Em pleno inverno, uma bem cuidada estrada secundária nos leva a pequena Tullahoma. Cercada por fazendas e celeiros de grãos, a cidade abriga num sítio o raro.

OLYMPUS DIGITAL CAMERAGeorge Dickel. Fomos recebidos pela especialista, Cheetah Fletcher, que nos guiou a uma visitação pela fábrica, que de forma quase artesanal produz uísque que mal atende a demanda no país. Elaborado com uma mistura de malte, centeio e milho, o produto é chamado de “whisky”, pois o próprio George Dickel acreditava que sua bebida mais se parecia com os scotchs do que com os whiskeys americanos.

É fato, pois o sabor é muito agradável, levemente defumado, um dos melhores que já bebi. Detalhe: degustações são proibidas, pois o local está em uma área cuja lei determina a possibilidade de produção e venda, mas não do consumo. Seguindo pela Highway 55, em menos de uma hora chegamos a Lynchburg. Com uma estrutura mais adequada a visitação turística, a propriedade histórica de Jack Daniel sempre foi motivo de peregrinação dos americanos boêmios, que ajoelham em louvor, de forma hilária, ao chegar à destilaria. O que mais impressiona é o estado de conservação da propriedade, com museu, bar original e espaçoso centro de visitantes e compras. Quase uma viagem no tempo, desse que se tornou ao longo do século XX um ícone da cultura pop americana.

Jack Daniel`s é um whiskey diferente de tudo. Filtrado com carvão vegetal feito com a madeira maple queimada. Cada gota da bebida leva dez horas para ser filtrada, o que faz disso lema e motivo de orgulho: “charcoal mellowed drop by drop” (melado gota a gota).
Seu sabor é único – ame ou odeie. Mas tal fama não se deve apenas a simplicidade do rótulo retangular preto escrito em branco. Foi através de uma graciosa e espontânea propaganda, que a marca adquiriu notabilidade – de Sinatra a Guns`n Roses.

OLYMPUS DIGITAL CAMERANos anos 40, Frank Sinatra era o maior artista pop do planeta. Fanático bebedor de Jack Daniel`s. Propagandeava tanto sua predileção que a empresa o presenteou com uma cota vitalícia da bebida; Janis Joplin chegou a ser garota propaganda da marca. E as bandas de rock de arena faziam questão de colocar caixas de Jack na sua lista de exigências nos camarins.

Isso fez com que o whiskey se tornasse favorito entre o público roqueiro. Tanto que no próprio centro de visitantes há uma guitarra Gibson (também original do Tennessee). Em tamanho gigante customizada com o rótulo da marca. Fundada em 1866, pelo destilador Jack Daniel. Leva 51% de milho com malte e cevada misturados à água isenta de ferro. O clima da região, com grandes diferenças entre o calor forte e o inverno rigoroso, faz com que o destilado não precise passar tanto tempo no carvalho americano. Seu sabor amadeirado, resinoso e curiosamente picante garante sua tipicidade e aroma adocicado.

Atualmente, o Old No. 7, principal produto da marca. É um dos uísques mais vendidos no mundo. No ano de 1941, o congresso americano reconheceu a tipicidade do Tennessee whiskey. E apesar da notoriedade do Bourbon, finalizamos essa matéria com a frase que nem sempre os americanos atestam por total desconhecimento; “Jack Daniel`s não é Bourbon”!

Texto: Rick Anson

Fotos: Rafa Martinelli e Rick Anson