A nova reclassificação dos vinhos na França

França02

A França é a pioneira em relação à legislação de seus vinhos. No fim do século XIX, após o ataque da filoxera na Europa, a fraude no mundo do vinho se implantou. Por essa razão, no início do século XX, começaram a fazer legislações e controles como medida de proteger a reputação das regiões vitivinícolas e conter as fraudes. Quase 100 anos depois, a França continua protegendo seu patrimônio vitivinícola. A mais recente modificação na legislação aconteceu há somente dois anos.

Desde o ano passado, é possível observar como os vinhos da França estão mudando, nos rótulos e nas categorias de classificação de seus vinhos. De 2006 até 2012, a França submeteu seu sistema de classificação de vinhos a uma revisão que a torna plenamente compatível com as normas da União Europeia. O novo sistema reduziu as categorias de quatro (do modelo anterior) para três categorias, da seguinte maneira:

Vin de France: vinho de mesa que basicamente substitui o antes denominado “Vin de Table” – aqui a principal novidade é que o rótulo conterá a(s) uva(s) e a safra.

Indicação Geográfica Protegida (IGP): trata-se de uma categoria intermediária, que substitui o “Vin de Pays”. Menos restritiva, mas com potencial de ser um passo intermediário para motivar os produtores que queiram ascender dentro do modelo.

Denominação de Origem Protegida (AOP): a categoria mais alta. Basicamente, substitui os vinhos de AOC.

outlook-728x90-6

As maiores mudanças aconteceram na categoria Vin de France e nos anteriormente denominados VDQS. (Vins Délimités de Qualité Supérieure). Em tais casos, ou se qualificam como vinhos AOP ou se rebaixam para a categoria de IGP. Para os antigos AOC, a mudança para AOP só vai significar pequenas alterações na terminologia no rótulo, enquanto os nomes reais das denominações permanecem inalterados.

Não é obrigatório rotular novamente os vinhos já comercializados, por isso, nos próximos anos, será comum que ambas as classificações convivam.

Conheça a nossa Seleção Mensal Fleur du Thénac

Vinhos EspumantePowered by Rock Convert