Bodegas Protos

Protos

Protos, cujo significado é “primeiro” em grego, é a pioneira na Ribera del Duero, já que foi a primeira criada na região. Fundada em 1927, quando um grupo de viticultores de Peñafiel uniu-se para elaborar suas uvas e criaram a primeira bodega da Ribera del Duero, Protos foi a primeira cooperativa que funcionou como uma bodega particular e é, na atualidade, uma identidade da Ribera del Duero que está perto de completar seu 100º aniversário, sendo hoje um ícone da enologia espanhola.

Protos não vive do passado e da sua história. Esta bodega busca melhorar seus vinhedos e vinhos continuamente. Em 2010, a bodega foi desenhada pelos prestigiosos arquitetos da Richard Rogers & Partners; que mantiveram a estrutura básica tradicional e acrescentaram a ela elementos arquitetônicos. Transformando o edifício em uma construção funcional e eficiente. Trata-se de uma bodega contemporânea, que revoluciona o sistema tradicional das bodegas da Ribera del Duero, melhorando o rendimento e reduzindo o impacto ambiental.

A vindima é manual. E desde a colheita de 2001, 50% da produção é recolhida em caixas, que são descarregadas sobre mesas de seleção. Para que, cacho a cacho, possam ser observados e conseguir que somente chegue ao depósito de fermentação a uva inteira e completamente saudável. Vinhedos centenários; estrita seleção de uva e uma equipe jovem e comprometida são a base para que estes vinhos sejam capazes de transmitir sua origem. O esmero e o carinho de todos os membros da grande família que é a Bodegas Protos.

Descubra Protos Serie Privada 2010. Nossa Seleção Obras-Primas de fevereiro de 2015.

outlook-728x90-6

Texto: Alberto Pedrajo

Vinhos TintosPowered by Rock Convert