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“Coma cenoura, meu filho, que faz bem para os olhos”
Se você nunca ouviu esse conselho, não vive neste planeta. Sim, essa deliciosa e nostálgica máxima, típica de sabedoria de avó, ainda é atual e incontestável. Espalhafatosa e de cor berrante, a Daucus carota, da família das apiáceas, faz bem para a vista, sim, senhor. A velha piada do coelho de óculos tem lá suas justificativas, afinal de contas. A raiz milenar, que já era apreciada na Grécia e na Roma antigas, oferece dezenas de benefícios à saúde, além de fazer parte de deliciosas saladas, sucos, tortas e receitas de dar água na boca, como o tradicional bolo de cenoura coberto de chocolate que faz você salivar só de pensar – até porque, provavelmente, também é uma receita da vovó.

TUDO COMEÇA PELA RAIZ
A cenoura é considerada um vegetal tuberoso, pois seus nutrientes ficam acumulados na raiz, abaixo do solo. Convém lembrar que as folhas também são comestíveis, embora culturalmente não se tenha o hábito de consumi-las. Com sua textura lenhosa, a cenoura é rica em fibras, minerais, antioxidantes e Beta-caroteno,  que, além de ser responsável por sua cor alaranjada, é a substância que dá origem à vitamina A e contribui para a boa visão.
E as vantagens vão muito além de onde a visão alcança. A cenoura contém outras vitaminas e elementos importantes para a saúde, como os que vamos conferir agora:

    cenoura
    – B2 (riboflavina): excelente para produzir energia, diminuir o estresse e dar uma boa regulada no sistema nervoso.
    – B5: (ácido pantotênico): apesar do nome sisudo, é uma vitamina de bons amigos, pois ajuda a revitalizar o humor, além de contribuir com o colesterol e a síntese de proteínas.
    – C (ácido ascórbico): a vitamina parceira do sistema imunológico, que protege e reduz os sintomas de gripe e resfriados, deixa a pele mais bonita e revigorada.
    – Potássio: entre outras funções, ajuda no funcionamento dos músculos.
    – Outros componentes: fósforo e cálcio, ligados ao fortalecimento dos ossos e dentes; ferro, que ajuda na produção da hemoglobina que leva o oxigênio pelo sangue; enxofre, que combina-se com a vitamina B e contribui para a saúde dos nervos; cloro; magnésio e silício.

Tudo isso pelo irrisório consumo de 100 gramas por dia, mais do que suficiente para absorver os nutrientes necessários. Ah, sim, e sem se preocupar. Essa quantidade de cenoura carrega apenas 40 calorias.

Texto: Paulo Samá
Fotos: banco de imagens

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