Sabemos que o vinhedo é a origem de um grande vinho e certamente um pilar fundamental da vitivinicultura atual. Ser o proprietário de um vinhedo excepcional conduz você, de uma forma quase insensata, à busca da  essência do mesmo, através da elaboração do vinho derivado daquelas uvas, que ninguém conhece como você. Essa é a sensação que Isabelle e Ricardo têm, a cada vindima.
D

País: Chile

Região: Vale Central

Indicação Geográfica: Vale do Maipo

Uvas: 86% Cabernet Sauvignon, 7% Merlot e 7% Cabernet Franc

Álcool: 14,8%

Produtor: Vinícola Quebrada de Macul

O vinho

A uva é procedente de um vinhedo plantado por volta da década de 1970, localizado em uma bucólica colina aos pés dos Andes, onde as cepas descendem ao longo da pendente da colina até 45º. Uma das principais características que fazem este vinhedo ser único, graças à sua localização, é a bondade dos seus verões: não muito  quentes, com uma umidade relativamente alta, que combina de forma magistral com as baixas temperaturas noturnas, graças ao frio que há ao pé da montanha. A vindima iniciou-se em meados de abril e continuou até o final do mês, uma vez que é manual somente quando se recolhe as uvas com maturidade ótima.

Após receber as uvas vindimadas, elas são selecionadas na bodega. As uvas que não apresentam as características pré-estabelecidas pelo enólogo são retiradas. Após a fermentação alcoólica, inicia-se a maceração nos depósitos, que é prolongada por três semanas, aumentando a estadia do líquido em contato com as peles, durante 32 dias desde seu encubamento. O vinho é transferido para barris de carvalho francês 80% novos, onde é criado por um período de 18 meses. O enólogo procura o melhor ponto de equilíbrio entre a fruta e a madeira.

sociedade-da-mesa

A cata

Vermelho-cereja de boa intensidade. No começo um pouco fechado no nariz, o que pode dar a sensação de pouca expressão, mas, após um pouco de oxigenação na taça, começa um espetáculo de aromas, que vão desde os balsâmicos à fruta vermelha em licor, o chocolate amargo, ameixas, passas e um elegante aroma de madeiras finas. Na boca, a fruta madura protagoniza: uvas-passas e um toque de cereja muito madura, boa acidez e taninos bem presentes. De final longo e complexo, é um vinho para ser degustado com paciência, sem perder detalhe algum.

Harmonização

Recomendamos que haja timidez na hora de experimentar novas sensações com novos vinhos, mas nesta ocasião sugerimos que desfrutem deste grande vinho com um prato de carne de porco assada, acompanhada por um purê de batatas. Para os mais atrevidos, um guacamole ligeiramente temperado.

Temperatura

Degustar a uma temperatura entre os 16 e 18ºC. Mesmo que seja recomendável decantar o vinho para melhorar sua oxigenação, neste momento ela não é estritamente necessária, uma vez que, após servi-lo na taça, já será possível notar sua abertura. Também é muito interessante observar sua evolução durante a refeição, quando será possível desfrutar das diferentes fases deste vinho de uma maneira muito interessante. Se optar por guardá-lo, em vez de consumi-lo prontamente, com o passar do tempo, será cada vez mais necessário oxigená-lo em um decanter de fundo largo, e esperar pelo menos 30 minutos antes de consumi-lo. Caso decantado, muita atenção com a temperatura, já que o álcool vai interferir em seu consumo.

Domus Aurea não está filtrado, portanto, pode desenvolver um sedimento natural durante o envelhecimento na garrafa. Como isso não é um defeito, o sedimento pode ser retirado com a decantação prévia ao consumo.

Guarda

Pode ser desfrutado já e nos próximos anos. Em boas condições de conservação, este vinho continuará sua evolução em garrafa por no mínimo 5 anos. Estima-se um consumo ótimo dentro dos próximos 15 anos (2015 a 2024).

Prepare-se para degustar este Domus Aurea: digno de maiúsculas, soberbo, delicioso e pleno de matizes. Um vinho único, que a cada colheita surpreende por sua expressividade. Elaborado com a maestria e a delicadeza dos grandes vinhos que nos apaixonam no primeiro gole. É para ser guardado na memória.

Texto: Alberto Pedrajo

Experimente nossas seleções e viva a melhor e mais abrangente experiência enológica. Associe-se!
 

Vinhos EspumantePowered by Rock Convert