Você sabia que, no Brasil, o índice de pessoas que comem vegetais nas refeições é de apenas 24%?  Apesar de o país ter uma imensa variedade de frutas, hortaliças, tubérculos, leguminosas, oleaginosas e sementes típicas, a maior parte da população tem como alimentos básicos o arroz, o feijão e alguma proteína animal.

Desde que comecei a reparar nesse índice, escuto frases como: “não gosto de nada verde”, “detesto legumes”, “não gosto de comer o que não me agrada os olhos”… Pode ser difícil compreender isso, mas talvez o problema esteja na maneira de preparar os vegetais.

Para quebrar esse tabu na alimentação, devemos saber algumas regrinhas básicas no preparo desses alimentos.  É importante sempre manter sua cor, textura e sabor natural, dessa maneira conservaremos também suas qualidades nutritivas. Trabalhe, sempre que possível, com produtos selecionados e que não tenham viajado longas distancias.

sociedade-da-mesa

Legumes devem ser sempre cozidos em água e sal. O sal, além de reforçar o sabor do alimento,  ajuda a revitalizar sua cor natural. Somente no caso das leguminosas de cores avermelhadas (beterraba, por exemplo) e brancas (como a couve-flor e outras) devemos adicionar, além do sal, um produto ácido como vinagre, limão ou vinho, para evitar que fiquem com aspecto acinzentado. Outra dica: leguminosas que crescem acima da terra devem ser adicionadas sempre à água fervente, e alimentos que crescem abaixo dela, como os tubérculos, à água fria, para depois chegar à fervura. Quando for cozinhá-los, experimente de vez em quando, com ajuda de um garfo, para ver se estão macios e crocantes. Nosso paladar é o melhor medidor de tempo de cocção. Nunca duvide da sua própria intuição culinária!

E não se esqueça: os legumes devem ser servidos assim que estiverem prontos e quentinhos. Mantê-los quentes por muito tempo faz com que percam a cor, a textura, o sabor e as virtudes nutritivas.

Texto: Priscila Urbano
Fotos: banco de imagens

Faça parte do nosso clube: vinhos selecionados por uma rede mundial de especialistas, entregues na porta de sua casa, por preços até 40% abaixo dos praticados no mercado! Associe-se!