“Boneshaker” significa literalmente agitador de ossos. Um nome curioso para um vinho, não? A origem surgiu como uma homenagem aos pioneiros ciclistas do início do século XX, que percorriam as ruas cobertas de cascalho com suas rústicas bicicletas, o que fazia a estrutura delas chacoalhar.

Este é um vinho com intensos sabores e perfeita fusão entre deliciosas notas de fruta madura e sabores da fermentação e crianza no carvalho.Tudo para ser um grande vinho!

boneshaker

País: E.U.A.

Região Califórnia

Indicação Geográfica: Lodi AVA

Uvas: 88% Zinfandel, 10% Petite Sirah e 2% Cabernet Sauvignon

Produtor: Hanh Family Winery

O vinho

A uva Zinfandel, com a qual se elabora este fantástico Boneshaker Zinfandel 2013, procede principalmente do vinhedo “Bruella”, cultivado pela família Mettler com uma média de idade superior aos 40 anos. As uvas são recolhidas manualmente em caixas e, após uma suave pressão, são depositadas diretamente em barris de carvalho francês (45% novos) onde fermentam para que, posteriormente e após o prensado, o vinho continue sua crianza nos mesmos barris.

Cata

Vermelho profundo com reflexos malva de grande intensidade e lágrima perceptível. Aromas de morango em calda que se entrelaçam com leves notas de fumaça, açúcar queimado e baunilha elegante, procedentes da crianza. Entrada na boca perfeita, redonda, untuosa, com elegantes notas de café e chocolate negro, amora e especiarias. Destaca-se sua estrutura, apoiada em taninos muito integrados ,aportando longitude e volume a este vinho.

Harmonização
O corpo deste vinho, seu estilo e sua crianza junto com sua origem de rancho americano, sugerem um fantástico hambúrguer de carne bovina feito na churrasqueira, com bacon e cogumelos. Para os que não são carnívoros, acompanhará muito bem um contundente prato de legumes. Confira uma deliciosa receita de Hamburguer de Fraldinha com Cogumelos e Bacon.

sociedade-da-mesa

Serviço
Novamente estamos diante de um vinho que pode ser desfrutado 100%, se soubermos controlar sua temperatura de consumo. A temperatura ideal para degustação deverá estar compreendida entre 16 e 17º C, nunca superando 18 ºC. Porque então o álcool será notado, reduzindo os aromas de fruta madura e as notas de crianza. Não é necessário decanta-lo, ao menos nos próximos meses. Se for consumido depois de 2016, certamente será necessário decantá-lo e oxigená-lo, ao menos uma hora antes do consumo, para ganhar em complexidade e intensidade.

Guarda
Está preparado para ser consumido agora mesmo. Este vinho tem excelente capacidade de envelhecimento. Portanto, vale a pena guardar uma garrafa na sua coleção; para desfrutá-lo nos próximos dez anos (2015 a 2025).

Texto: Alberto Pedrajo

Faça parte do nosso clube: vinhos selecionados por uma rede mundial de especialistas, entregues na porta de sua casa, por preços até 40% abaixo dos praticados no mercado! Associe-se!

Vinhos EspumantePowered by Rock Convert