A variedade Barbera é nativa das colinas de Monferrato, sendo atualmente
a uva mais plantada na região de Piemonte e é uma das principais uvas da Itália.
A grande adaptação às diferentes condições de solo e clima permite que, com a Barbera, se elaborem uma grande diversidade de vinhos.
Ela é considerada uma variedade “todo terreno”, por isso, tornou-se muito popular entre viticultores e enólogos de outras regiões da Itália.
A Barbera, como tal, é conhecida na zona de Monferrato desde o século Xlll, mas não foi até a chegada da filoxera nos primeiros anos do século XX, que ela se firmou no Piemonte. Tornou-se a varietal majoritariamente eleita pelos viticultores, graças a suas aptidões agronômicas.
Seus altos rendimentos sobre o enxerto de pé americano, sua constante produção, sua grande resistência frente às doenças e sua capacidade para adaptar-se a todos os tipos de terrenos, fizeram-na popular, conseguindo uma rápida expansão.
A variedade Barbera tem a virtude de ter passado de vilã a heroína em somente duas décadas. Relegada aos vinhos de mesa e baixa qualidade até os anos 1980, a Barbera encontrou seu espaço graças aos viticultores e enólogos, produzindo atualmente vinhos com corpo médio, bom nível de álcool, boa cor e alta acidez.
Uva Barbera
Os vinhos elaborados com a Barbera costumam surpreender pela cor intensa, de cepa profunda. Geralmente são muito frutais e delicados no nariz.
Em boca são valentes e com uma acidez excelente.
Mesmo faltando um pouco de estrutura, dada a sua escassez de taninos. Mas esta pode ser suprida com variedades mais tânicas ou com uma passagem por barril. Assim, o vinho adquire uma boa estrutura, com taninos redondos e fluidos.
Conheça um varietal da uva Barbera pertencente a nossa Seleção Mensal Castelvero Le Stelle 2012