A viticultura e a produção de vinhos na província de Neuquén concentraram-se nas redondezas de San Patricio del Chañar e na localidade de Añelo. Com solos de excelente qualidade para o desenvolvimento do vinhedo arenosos e pedregosos na maioria, uma amplitude térmica superior aos 20ºC e um regime de chuvas escasso, Neuquén tem um grande potencial para a elaboração de grandes vinhos.

neuquen

Mesmo sendo uma região recém-chegada ao panorama vitivinícola; certamente dará o que falar nos próximos anos.
O que a faz tão especial?
Seus solos extraordinários, junto com o clima frio, aportam um excelente nível de acidez e os ventos constantes favorecem a saúde dos vinhedos. Uma região para ser explorada, de onde serão obtidos vinhos orgânicos de alta qualidade.

Manos Negras localizou um vinhedo que correspondia a seus objetivos. Para obter o que necessitava para elaborar um elegante Pinot Noir. A cor vermelha característica dos solos onde se cultiva a uva para a elaboração do Manos Negras Red Soil Select Pinot Noir; é a origem do nome e do caráter deste vinho. À beira de um afluente do rio Neuquén, um solo pobre em matéria orgânica faz com que seus vinhedos tenham uma baixa produção, junto com o alto conteúdo de minerais e ferro que dão essa cor característica. Esta é a base para a excepcional complexidade do Pinot Noir que apresentamos nesta caixa mista.

sociedade-da-mesa

Altamira, Vale de Uco – Mendoza

Altamira encontra-se no Valle de Uco. E, nesta importante região vitivinícola, encontram-se algumas das sub-regiões mais importantes de Mendoza, como Tupungato, La Consulta, San Carlos, Tunuyán e Vista Flores.Famoso por seus vinhedos de grande altitude e clima frio, o Vale de Uco encontra-se no sopé dos Andes, a uns 60 quilômetros ao sul da cidade de Mendoza.

Esta zona excepcional é percorrida por muitos riachos de águas procedentes do degelo, que regam estas terras até se unirem ao rio Tunuyán. Seus vinhedos, situados a uma altitude média acima dos 1.000 metros sobre o nível do mar, beneficiam-se de um clima extremo, que coloca a prova o cultivo, em condições muitas vezes dramáticas, que favorecem seu desenvolvimento e, consequentemente, a maturação da uva.

Dentro do Vale de Uco, é a zona de Altamira que começa a ser uma referência em Mendoza. Seus solos são um autêntico mosaico de texturas e minerais. É surpreendente a diversidade que podemos encontrar em seus vinhedos, onde solos arenosos, com limo e pedregosos podem estar juntos.

Manos Negras Stone Soil Select Malbec surge desses solos mistos com alto conteúdo de pedras superficiais. As quais dão nome ao vinho. São solos pobres em matéria orgânica, porém; com grande diversidade de minerais que, unidos ao clima de Mendoza; resultam em uma concentração de aromas e sabores de grande caráter para este Malbec.

Texto: Alberto Pedrajo

Conheça a nossa Seleção Mensal Manos Negras Stone Soil Select Malbec 2012 e Manos Negras Red Soil Select Pinot Noir 2013

Conheça as vantagens de fazer parte da Sociedade da Mesa, clube de vinhos! Associe-se!

Vinhos TintosPowered by Rock Convert