Uma maratona entre taças
Existem algumas maratonas pelo mundo. E, entre elas, sem dúvida a mais delirante é a famosa maratona de Médoc, em Bordeaux. São 42 quilômetros e uma rota alternativa de 8 quilômetros; para a qual o atributo que menos importa para percorrer é o estado físico do maratonista. Da largada até o final, é obrigatório parar em mais de 20 bodegas para comer foie gras e pato confit. Entre muitos dos melhores pratos da gastronomia francesa. E, principalmente, beber os afamados vinhos da margem esquerda do rio Grone, conhecida como Médoc.

Outra curiosidade desta maratona é que os competidores têm o estranho hábito de correr fantasiados: de policial, bruxa, romano antigo e modernos astronautas… Qualquer fantasia vale na hora de pôr o pé na estrada para correr e se divertir. A deste ano é a 30ª desde que foi criada a maratona, em 1985, e acontecerá no domingo, 12 de setembro. Mais informações: www.marathondumedoc.com

sociedade-da-mesa

Vindimas na Alemanha
Em setembro inicia-se a vindima na Europa. E é também o mês ideal para visitar alguns dos cantos mais fascinantes de sua paisagem. Pouco conhecido, o vinho alemão oferece ao mesmo tempo cenários verdes e abruptos, como ladeiras sobre o rio Mosela e a quietude de suas vilas, verdadeiros cartões postais. E em setembro encadeiam-se vários festivais, que se iniciam com a celebração do Vinningem (na vila homônima, de 28 de agosto a 6 de setembro), e continuam com o Bernkastel-Kues (de 3 a 6 de setembro), o Mosela Médio, e o interesante Wine And Walking Fest (19 de setembro) na vila de Bad Sobernheim.

Com roupas tradicionais, vinhos novos e velhos, toques medievais e gastronomia típica da Alemanha, as festas da vindima terminam em outubro, com a eleição da rainha do Palatinado e Alemanha cidade de Neustadt. Toda uma aventura para o viajante do vinho, que verá nestas festas a desculpa perfeita para deslizar rio abaixo em busca do sabor único dos vinhos alemães.

Mais informações em www.romantic-germany.info.

Texto: Joaquin Hidalgo

Conheça as vantagens de fazer parte da Sociedade da Mesa, clube de vinhos! Associe-se!

 

Vinho RoséPowered by Rock Convert