País: EspanhaEl PIco crianza
Região: La Mancha
Indicação Geográfica: D.O. Mancha
Uvas: 58% Merlot, 16% Syrah, 16% Cabernet Sauvignon e 10% Petit Verdot
Envelhecimento: 12 meses em barris de carvalho francês e americano
Produtor: Bodegas y Viñedos Illana

El Pico Illana Crianza 2009 é um vinho elegante, com um envelhecimento de 12 meses em barril. Um vinho maduro, envolvente e de longo trago.

O vinho

Seleção dos melhores lotes da Finca Buenavista. Depois de separada, a uva é introduzida em tanques de aço inox, onde é refrigerada entre 10 e 12˚C, para manter-se, durante 2 dias, em contato com sua pele, sem começar a fermentação. Assim, melhora-se a extração de aromas e polifenóis da uva. Após a maceração pré-fermentativa a frio, inicia-se a fermentação alcoólica, que dura mais 5 dias e é finalizada com uma pós-maceração de 7 dias.

Terminada a fermentação alcoólica, a uva é prensada e transferida para barris de carvalho, onde continua sua fermentação malolática. O envelhecimento é realizado por 12 meses em barris de carvalho francês e americano de 225l, 50% novos e o restante usados. Após o envelhecimento, é feita a mistura dos diferentes barris e sua afinação prévia ao engarrafamento.

A cata

Cereja com notas de terra e lágrima notável. A primeira sensação no nariz é de frutas silvestres, balsâmico, especiaria, floral, com um fundo marcante de fruta vermelha madura e uma nota de carvalho delicada. Na boca, destaca-se pela entrada ampla e profunda. Elegante, fino e com volume, tanino equilibrado, final longo, saboroso e fresco, fácil de beber.

Harmonização

Este vinho é de fácil combinação gastronômica. Portanto, talvez um arroz com carne ou uma sopa de cogumelos sejam bons companheiros para o delicioso envelhecido. Confira a nossa receita de Creme de cogumelos frescos.

sociedade-da-mesa

Serviço

Degustar a uma temperatura compreendida entre 16 e 17˚C. Não são necessárias a decantação ou oxigenação para o consumo.

Guarda

para ser consumido imediatamente, mesmo que se espere um desenvolvimento positivo na garrafa nos próximos meses. Recomenda-se um pouco de paciência para desfrutar plenamente de suas nuances. Estima-se um consumo ótimo dentro dos próximos 4 anos (2015 a 2019).

Esta caixa mista lhes permitirá desfrutar de dois vinhos saborosos, que não passarão despercebidos por sua excelente relação custo-benefício. Uma caixa na qual poderemos desfrutar de um envelhecimento envolvente e equilibrado, e de um suculento semi-crianza, cheio de fruta.

Texto: Alberto Pedrajo

Acesse a ficha técnica e conheça também o vinho El Pico de Illana Petit Verdot 2014

Por que selecionei – por Dario Taibo 

Já compramos da Bodega Illana no passado e foi uma daquelas seleções que ninguém esqueçe. Um deles foi o Illana selección, um GV excelso. Nesta ocasião, mais além da qualidade, gostei do corte do Pico Crianza, mas, mais ainda, da oportunidade de provar um vinho espanhol feito exclusivamente de Petit Verdot, coisa pouco comum.

Experimente nossas seleções e viva a melhor e mais abrangente experiência enológica. Associe-se!

Vinhos EspumantePowered by Rock Convert