País: Espanhaelpicopetitverdot

Região: La Mancha

Indicação Geográfica: D.O. Ribera del Jucar

Uvas: 100% Petit Verdot

Envelhecimento: 4 meses em barris de carvalho francês e americano

Produtor: Bodegas y Viñedos Illana

El Pico de Illana Petit Verdot 2014 é pura expressão de frutas combinada com um envelhecimento curto, de 4 meses em barril de carvalho, que lhe proporciona longitude sem perder o destaque da sua fruta madura.

O vinho

Procedente de vinhedos localizados na Finca Buenavista, a colheita é realizada manualmente. Após a separação e um leve esmagamento, a uva é introduzida em tanques de aço inox, onde fermenta durante 5 dias, a uma temperatura nunca superior a 24˚C, o que permite manter os aromas frutados tão característicos deste vinho.

São realizados bombeamentos diários para favorecer a fermentação das leveduras e melhorar a extração dos aromas e polifenóis.Finalizada a fermentação alcoólica, as uvas são pressionadas e transferidas para outro tanque de aço inox para a fermentação malolática, logo o vinho passa por barris de carvalho americano por 4 meses. O envelhecimento é feito em barris de carvalho francês e americano de 225L. Após o envelhecimento, é feita a mistura dos diferentes barris e sua afinação prévia ao engarrafamento.

A cata

Cor cereja bonita, com reflexos lilases e cobertura espessa. Intenso no nariz, com notas marcantes de fruta vermelha madura como a amora, e uma especiaria sutil. Na boca é ávido, aveludado, com um equilíbrio excelente, enquanto deixa nuances deliciosas de figos maduros e geleias.

sociedade-da-mesa

Harmonização

Delicioso, sem dúvida, com um prato de massa ou uma salada, não precisa de muita ornamentação culinária. É um vinho para ser degustado com pratos simples e refrescantes, como uma salada de camarões e abacaxi, ou um prato de massa oriental levemente apimentada. Confira a nossa deliciosa receita de Macarrão Tailandês para harmonizar com este vinho.

Serviço

Elegante enquanto delicado, o que se recomenda é degustar a uma temperatura compreendida entre os 15 e 17˚C. Não é necessária a decantação ou oxigenação prévia ao consumo, pelo menos nos próximos 6 a 12 meses.

Guarda

Para consumo imediato se quisermos desfrutar plenamente de seus aromas primários (frutados). Estima-se um consumo ótimo dentro dos próximos dois anos (2015 a 2017).

Texto: Alberto Pedrajo

Acesse a ficha técnica e conheça também o vinho El Pico de Illana Crianza 2009

Por que selecionei – por Dario Taibo
Já compramos da Bodega Illana no passado e foi uma daquelas seleções que ninguém esqueçe. Um deles foi o Illana selección, um GV excelso. Nesta ocasião, mais além da qualidade, gostei do corte do Pico Crianza, mas, mais ainda, da oportunidade de provar um vinho espanhol feito exclusivamente de Petit Verdot, coisa pouco comum.

Conheça as vantagens de fazer parte da Sociedade da Mesa, clube de vinhos! Associe-se!

Vinhos EspumantePowered by Rock Convert