País: ItáliaIl

Região: Toscana

Indicação Geográfica: IGT Toscana

Uvas: 40% Sangiovese, 40% Merlot e 20% Petit Verdot

Crianza: 12 meses em barricas de carvalho francês

Produtor: Fattoria Castelvecchio

Il Brecciolino é o ponto de inflexão dentro da recente história da bodega. Sua elaboração surge após a incorporação de Filippo e Stefania à direção da mesma, em 1994. Este elegante vinho marca a mudança geracional, junto com a nova linha de vinhos que a Família Rocchi desejava que fossem o reflexo de seus vinhedos.

Desfrutem de um autêntico vinho de autor, um “supertuscan” moderno e acessível. Uma seleção das melhores uvas procedentes das vinhas orientadas ao sul da idílica colina florentina, transformada neste delicioso vinho que estamos apresentando.

O Vinho

A uva procede dos vinhedos Piano, Cipresso e Gaben, situados estrategicamente na coluna sobre a qual se situa a bodega. Após a uva vindimada ser recebida em caixas na bodega, procede-se realizando, com cuidado, o processo de vinificação, onde cada aspecto recebe atenção especial e detalhada.Após fermentação a uma temperatura controlada com remontados diários em depósitos de aço inoxidável, o vinho é levado diretamente para barris novos de carvalho francês, onde se realiza a fermentação malolática e completa-se a sua crianza.

A cata

Vermelho-cereja profundo bem coberto. O primeiro impacto no nariz é um pouco fechado, mas após uma ligeira agitação na taça, destacam-se as notas frutais e uma madeira elegante, que descansa em segundo plano sem se destacar, mas é muito bem integrada. Sua boca é de início poderoso. Boa estrutura acompanhada de excelente força, o que converte este vinho afrutado em longo, equilibrado e contundente.

sociedade-da-mesa

Harmonização

A tentação é clara, indicar para vocês o prato que fizeram na bodega para degustarmos o Il Brecciolino. Stafania deleitou-nos com um crespelle com ricota e espinafre ao pesto, e tomate fresco seguido de linguiça toscana. Um substituto à altura pode ser um ravióli de espinafre e ricota, com a linguiça apimentada preparada com uma redução de vinho e acompanhada por batatas ao forno. Confira a nossa receita de Ravioli de espinafre e ricota.

Temperatura

Degustar a uma temperatura entre os 16 e os 18ºC. É muito recomendável decantar o vinho para melhorar sua oxigenação. Se optar por guardá-lo, cada vez será mais necessária sua oxigenação prévia. Por isso, recomendamos oxigená-lo em um decanter de fundo largo e esperar no mínimo 30 minutos antes de consumir. Atenção com a temperatura na decantação.

Guarda

Pronto para ser consumido, e certamente os próximos anos vão cair bem. Em boas condições de conservação, este vinho continuará, graças à sua acidez, mantendo seu frescor e enriquecendo-se em aromas. Estima-se um consumo ótimo dentro dos próximos 10 anos (2015 a 2024).

Não percam o que a nova geração de enólogos da Toscana é capaz de fazer com a fusão da autóctone Sangiovese, outras internacionais e uma madeira elegante.

Texto: Alberto Pedrajo

Experimente nossas seleções e viva a melhor e mais abrangente experiência enológica. Associe-se!

 

Vinhos EspumantePowered by Rock Convert