Neste mês, iremos voltar à Espanha para apresentar dois vinhos excelentes. De uma vinícola que há anos destaca-se pela personalidade; Bodegas y Viñedos Illana. Localizada em La Mancha, mais especificamente em Cuenca. Esta vinícola excepcional sempre se manteve na vanguarda dos vinhos desta vasta região. Entre outros motivos graças à inovação na produção e à base sólida de um vasto vinhedo próprio de 100 hectares; que é o verdadeiro pilar de seu projeto.

Em La Mancha, onde está a maior superfície de vinhedos la-mancha
do mundo, existem vinícolas como Illana, cuja inquietude, aliada ao respeito pela tradição, permitiu combinar a inovação com o legado de seus antepassados.

Com essa combinação quase perfeita entre tradição e inovação, La Mancha e pequenas Denominações de Origem, como Ribera Del Jucar, estão conseguindo produzir vinhos incríveis, graças principalmente à iniciativa dos vinicultores que, nos últimos anos, conscientizaram-se das diversidades desta grande região vitivinícola.

Uma simples viagem por Castilla La Mancha; mostra-nos a grande diversidade ambiental, de relevo, clima e de solo que encontraremos em suas diferentes regiões de produção. La Mancha está mudando. Esta região prodigiosa e dinâmica está preparada para a produção de vinhos da mais alta qualidade. Com sua capacidade produtiva e uma viticultura totalmente modernizada, é capaz de elaborar vinhos incríveis, como os que agora apresentamos a nossos associados.

sociedade-da-mesa

Denominação de Origem Ribera del Jucar

IMGP0203A Denominação de Origem Protegida Ribera Del Jucar originou-se em 2003, com a união de um grupo de cooperativas de vinhos e vinícolas particulares da província de Cuenca, a fim de ajudar a melhorar a produção e a ativação da comercialização de vinhos de qualidade.

Suas vinícolas fizeram um grande investimento em novas tecnologias, para produzir vinhos de boa qualidade e os viticultores melhoraram suas operações, graças à conversão de seus vinhedos em variedades complementares às tradicionais, como Bobal, Tempranillo ou Moscatel de grãos pequenos.

Hoje, a D.O. Ribera Del Jucar conta com uma extensão de mais de nove mil hectares de vinhedo, localizados nos municípios conquenses de Casas de Benitez, Casas de Fernando Alonso, Casas de Guijarro, Casas de Haro, El Picazo, Pozoamargo e Sisante.Talvez por razões históricas, talvez pelas características agroclimáticas, e talvez por questões econômicas, o cultivo da videira enraizou-se profundamente na região da Ribera Del Jucar.

sociedade-da-mesa

É por essa razão que hoje procura-se promover valores como a proteção de seu entorno, através do equilíbrio do ecossistema vitivinícola, com práticas que respeitam o meio ambiente e têm como objetivo o desenvolvimento dos viticultores e habitantes de seus povoados em geral. A D.O. Ribera Del Jucar conta com uma extensão de 9.141 hectares em seu conjunto, localizados na parte sul da província de Cuenca e no limite da província de Albacete.

Os solos caracterizam-se por serem argiloso-calcários. Cobertos de seixos rolados devido à ação do rio. Retêm água e permitem uma grande regularidade nos períodos de seca. Seu clima é continental e seco; com invernos muito frios e verões muito quentes durante o dia e frescos à noite. Os seixos, além de servir como isolantes; refletem a luz solar nas uvas. Realizando um amadurecimento definitivo das mesmas. O vinhedo fica em um platô, com latitude média entre 650 e 750 metros.

Texto: Alberto Pedrajo

Conheça os vinhos da região com a nossa Seleção Mensal El Pico de Illana Petit Verdot 2014El Pico de Illana Crianza 2009

Faça parte do nosso clube: vinhos selecionados por uma rede mundial de especialistas, entregues na porta de sua casa, por preços até 40% abaixo dos praticados no mercado! Associe-se!

Vinhos TintosPowered by Rock Convert