Drink Rich com grapefruit_3

O lançamento de uma champagne ideal para a coquetelaria pela Veuve Cliquot reitera a tendência dos celebres Spritz.

Parece não ter fim o modismo de coquetéis elaborados com espumantes. Após o sucesso retumbante do Aperol Spritz; do charme do Hugo Cocktail – que ficou restrito somente a Europa, a notória Maison Veuve Cliquot lançou uma champagne com uma dosagem maior de açúcar, para ser utilizada exclusivamente na mixologia. Trata-se de um espumante doux – doce, em francês – com aproximadamente 60 gramas de açúcar por litro. Neste caso; o açúcar é utilizado como um intensificador de sabor, devendo ser consumido com gelo, realçando seus aromas e sabor.

Sua criação retoma a expertise da Ponsardin em elaborar vinhos mais doces e de alta complexidade. Atualmente, Veuve Clicquot é a única Maison do mundo a produzir um champagne não vintage com dosagem doux. É um assemblage de 45% de Pinot Noir, 40% de Pinot Meunier e apenas 15% de Chardonnay. Segundo Dominique Demarville, chef de cave da Maison, o “açúcar no champagne é como especiarias em uma receita, que quando usados corretamente podem trazer à tona aromas específicos e brincar com o paladar”. A Pinot Meunier em alta presença traz aromas frutados e frescor, com notas cítricas e fim de boca cuja cremosidade deve ser atenuada com gelo. Aliás, muito gelo!

sociedade-da-mesa

Apesar dos mixologistas da marca recomendarem apenas o uso de twists, chás, aipo, pepino e filetes de pimentão com a bebida, noto que sua versatilidade permite muito mais. O bitter aromatizante Angostura Orange deve ser utilizado com a Veuve Cliquot Rich, assim como infusões à base de ervas e algumas frutas ricas em água como melão cantaloup, nêsperas e, sobretudo, grapefruit. Esta última nos inspirou a criarmos um coquetel que acompanha o raro bitter francês Suze. Algo original, cujo antagonismo nos aproxima de finais de tarde muito próximos à perfeição.

O Suze & Rich é elaborado com meia dose do bitter francês Suze, twists de grapefruit, lâminas da fruta como decoração, gelo e doses generosas de Veuve Cliquot Rich em sua taça original. Este coquetel foi elaborado em uma conversa informal com o Chef Emmanuel Bassoleil, que preparou as iguarias no lançamento do produto em São Paulo, no Hotel Unique. Santé!

Texto: Rick Anson
Fotos: Rick Anson

Conheça as vantagens de fazer parte da Sociedade da Mesa, clube de vinhos! Associe-se!