País: Itáliaalasia barolo

Região: Piemonte

Indicação Geográfica: Barolo D.O.C.G.

Uvas: 100% Nebbiolo

Crianza: 36 meses em “botta” de 5.000 l (barril de carvalho)

Produtor: Araldica Castelvero

Alasia 2011 Barolo é um reflexo fiel do que Barolo e a variedade Nebbiolo são capazes. Este impressionante vinho piamontês é elaborado com as melhores uvas da variedade Nebbiolo e com três pacientes anos de barril, o que fica claro com apenas dois goles.

Um excelente vinho, fora de série, onde o enólogo soube domar e polir com suma maestria este “L’enfant terrible” da enologia, a variedade Nebbiolo, tão ácida e tânica na sua juventude, que ninguém daria nada por ela. Mas que após o repouso na madeira, adquiriu maturidade e firmeza para elaborar um vinho com elegância e sutileza incríveis. Graças aos seus taninos aveludados, apaixonantes, você se converterá em um fã incondicional da Nebbiolo e de um grande tinto Barolo.

O vinho

A uva procedente de diferentes vinhedos ao redor da bodega, e é vindimada a mão no limite da maturação, com o fim de obter uma fruta mais madura e saborosa – por essa razão a graduação alcoólica é de 14% vol.. Uma vez na bodega, a uva é desengaçada suavemente e cada parcela é fermentada de forma independente, em pequenos depósitos de aço inoxidável.

A fermentação alcoólica leva 12 dias, com bombeamentos diários para extrair o potencial da excelente uva madura. Finalizada a fermentação alcoólica, prensa-se e se transfere para depósitos de aço, onde continua a fermentação malolática, antes da transferência para barris de carvalho esloveno de pequeno tamanho, 5.000 l, durante 36 meses. Após finalizada a “crianza”, o vinho é engarrafado e repousa na bodega por um período nunca inferior a um ano, para seu afinamento antes de ser comercializado.

A cata

lindo vermelho rubi com lágrima destacável, a primeira impressão ao aproximar a taça do nariz é intensa e profunda, com evidentes notas frutais de ameixa e flores como as violetas, passando para ligeiras notas de couro e especiarias. Na boca, apresenta boa estrutura, elegância e complexidade, destacando sua acidez e uns taninos redondos que fazem o gole agradável e equilibrado com uma intensidade e persistência excepcionais, que fazem deste Barolo um vinho potente, elegante e de grande personalidade.

sociedade-da-mesa

Harmonização

Acompanha muito bem todos os tipos de carne, os queijos maduros e fica delicioso com chocolate. Portanto, comecem com um prato de tagliatelle, continuem com uma carne ou um prato de coelho, e não duvidem em terminar com um tiramisú. Confira a nossa deliciosa receita de Tiramisú para harmonizar com este vinho.

Serviço

Degustar a uma temperatura entre os 16 e os 17º C. Não é necessária sua decantação ou oxigenação prévias, nem a abertura prévia da garrafa pouco antes do consumo.

A guarda

Para consumir já, mesmo que seja esperado um desenvolvimento positivo na garrafa nos próximos meses. Por isso é recomendável ter paciência para desfrutar plenamente de seus matizes. Estima-se um consumo ótimo dentro dos próximos 12 anos (2015 a 2027).

Estamos diante do Alasia 2011, por um valor impossível de melhorar. Um grande vinho de guarda que necessitou de muito tempo nas bodegas; para que a elegância ganhasse terreno sobre a potência e chegasse até nossos associados em um ótimo momento de consumo. Desfrutem deste vinho sem pressa.

Texto: Alberto Pedrajo

Conheça as vantagens de fazer parte da Sociedade da Mesa, clube de vinhos! Associe-se!

Vinhos EspumantePowered by Rock Convert