(αγιωργίτικο em grego): esta variedade autóctone da região de Nemea, ao nordeste da Grécia (Peloponeso). É uma das mais difundidas no país e tem excelente potencial para a elaboração de vinhos tintos e rosados.

Mesmo que em algumas ocasiões seja utilizada com outras variedades; como a Cabernet Sauvignon, no geral costuma ser utilizada como monovarietal.

Têm acidez e corpo médio uma agradável fruta vermelha, cereja e morango, com ligeiras notas de especiarias no nariz, quando é jovem.Sua adaptação ao cultivo nas alturas permite obter os melhores resultados nas plantações a 450-650 metros sobre o nível do mar.

Com uma aparente potência para o envelhecimento. Somente as melhores parcelas, com rendimentos médios e baixos, bem como maior concentração de acidez, permitem elaborar vinhos de guarda que melhoram com o passar do tempo, evoluindo até notas de fruta madura e elegantes especiarias.

Conheça e desfrute essa uva grega com a  nossa Seleção Mensal Tetramythos Agiorgitiko 2013

Texto: Alberto Pedrajo

Faça parte do nosso clube: vinhos selecionados por uma rede mundial de especialistas, entregues na porta de sua casa, por preços até 40% abaixo dos praticados no mercado! Associe-se!