Barolo

Araldica Castelvero é uma referência no Piemonte. Situada no coração histórico da zona vitícola de Barbera d´Asti, foi fundada em 1954 por um grupo de viticultores que constituíram a cooperativa. Após mais de 60 anos de história, as bodegas Araldica Castelvero são formadas, na atualidade, por 200 viticultores que cultivam 900 hectares de vinhedo no coração do Piemonte.

As cooperativas na Itália, mais concretamente nesta zona. São comuns para a gestão vitivinícola. Este modelo de produção se impôs na região desde a segunda guerra mundial. Após a crise econômica e prolongou-se, entre outros motivos, devido à destruição de pequenas parcelas de terreno, o que complica a gestão do vinhedo para os viticultores.

Em seus vinhedos, situados nas principais áreas de Le Langhe, Monferrato, Roero e Gavi, podemos encontrar principalmente variedades autóctones como a Barbera, a Dolcetto, a Nebbiolo, a Cortese, a Arneis, a Moscato, a Brachetto e a Freisa, junto com outras variedades mais conhecidas internacionalmente, como a Merlot, a Cabernet Sauvignon e a Chardonnay.

sociedade-da-mesa

A bodega, desde sua fundação; tem adaptado suas instalações implementando as novas tecnologias e adaptando-se às necessidades do mercado. Alcançando na atualidade uma capacidade total de elaboração de 8 milhões de quilos de uva, e armazenamento de 11 milhões de litros, dos quais 1,5 milhão de litros em “botti” de carvalho tradicional, e 450 mil litros em seus 2 mil barris de carvalho de diferentes procedências.

A enologia da bodega é liderada por Claudio Manera. Que, devido à grande diversidade de denominações e variedades, deve elaborar uma ampla gama de referências. Claro que isso é possível de se dizer após catar seus vinhos.

Aproveite e conheça a nossa Seleção Grandes Vinhos Alasia 2011 Barolo, da Bodega Araldica Castelvero.

Texto: Alberto Pedrajo

Conheça as vantagens de fazer parte da Sociedade da Mesa, clube de vinhos! Associe-se!
 

Vinhos TintosPowered by Rock Convert