tomate
Truque de chef: como retirar a pele do tomate
Você sabia que a maioria das pessoas associam receitas com tomates à culinária italiana? No entanto, o tomate é um fruto originalmente consumido por povos pré-colombianos, residentes nas américas do Sul e Central. Somente com o auxílio das embarcações do século XVI o tomate conquistou o mercado europeu, principalmente a Itália e os Países Baixos. Os italianos logo chamaram os primeiros frutos de pomo d’oro (pomo de ouro). Atualmente, o tomate conquistou o mundo todo, tornando-se protagonista em diversas receitas.

Por pertencer à mesma família da berinjela, do pimentão e das pimentas, o tomate apresenta características peculiares e comuns aos demais ingredientes, como por exemplo, a resistência da pele e de suas sementes.  Durante o cozimento, ambos se separam da polpa, estragando a aparência e textura do prato. Além disso, para algumas pessoas, a pele do tomate é indigesta. Por esse motivo, para muitos chefs e cozinheiros é sempre aconselhável retirar a pele e as sementes dos tomates antes de utilizá-los.

Para conseguir isso, descrevo abaixo uma técnica fácil e profissional, que pode ser usada no dia a dia de qualquer cozinha.

  • tomate2Primeiro, ponha no fogo uma panela com água (em quantidade suficiente para cobrir os tomates que irá usar) e deixe ferver. Enquanto isso, faça um corte superficial no formato de “X” em cada tomate, na parte oposta ao cabo. Em outro recipiente, prepare a mesma quantidade de água com cubos de gelo e reserve.
  • Em seguida, despeje os tomates marcados com “X” na água fervente e os deixe cozinhar por aproximadamente 30 segundos. Você perceberá que a pele do tomate começará a se destacar da polpa. Desligue o fogo.
  • Com auxílio de uma escumadeira, retire os tomates da água fervente, um a um, e os coloque imediatamente no recipiente com água e gelo.
  • Assim que conseguir segurar os tomates com a mão, descasque-os, puxando a pele com o auxílio de uma faca pequena. Você perceberá que ela sairá com muita facilidade.
  • Como tirar as sementes: depois que você retirou a pele, corte o tomate ao meio horizontalmente ou em quatro pedaços (dois cortes verticais em cruz). Aperte delicadamente cada fatia, deixando que as sementes e o suco caiam sobre uma vasilha. Com a ponta de uma colher ou faca pequena, tire as sementes que tenham ficado próximas à polpa. Pronto!

sociedade-da-mesa

Tal processo de retirar a pele pode ser utilizado para receitas de longa cocção. Como por exemplo o molho de tomate. E também para as receitas em que se utiliza o tomate cru, como saladas e entradinhas especiais. O resultado estará no seu paladar e nos elogios que irá receber em relação à textura e à aparência de seus pratos.

Texto: Priscila Urbano
Fotos: banco de imagens

Faça parte do nosso clube: vinhos selecionados por uma rede mundial de especialistas, entregues na porta de sua casa, por preços até 40% abaixo dos praticados no mercado! Associe-se!