Uma bactéria ameaça a Europa

O nome da bactéria diz tudo; Xylella fastidiosa. É a causadora da conhecida Doença de Pierce que, em pleno verão, se traduz na queda do vigor das plantas, no avermelhamento das folhas e finalmente num quadro de estresse hídrico que acaba com a planta. A Xylella fastidiosa é combatida todos os anos na Califórnia e gera perdas até 104 milhões de dólares por ano. Segundo informações do setor, ela acaba de ser encontrada na Córsega, nem mais nem menos que na porta da Europa, o iluminado mundo Mediterrâneo.

Não se sabe como a bactéria chegou à ilha, ainda que sejam conhecidas algumas oliveiras infectadas na zona de Puglia. Os responsáveis pela vigilância sanitária da comunidade europeia pediram calma, pois a situação está controlada – mesmo que não se saiba como essa diminuta fastidiosa tenha a péssima virtude de viajar sem que se saiba qual é o seu vetor de difusão. E ela já está na Europa.

Decanter.com

Acabar com os sulfitos

Qualquer um que tenha tido uma forte dor de cabeça após beber umas taças de vinho, sabe do que são capazes os sulfitos. Nem mais nem menos que conservantes naturais empregados desde tempos remotos, os sulfitos operam como um escudo para possíveis ataques bacterianos e de leveduras. Mas é no fígado, se a dose for alta ou se o consumidor for particularmente intolerante a eles, que produzem uma descompostura aguda, a qual dispara como um alarme de marteladas persistentes em nossas cabeças.

Há uma empresa que agora promete um aparelho capaz de removê-los dos vinhos. Com base na cidade de Chicago, Ullo (o novo gadget). Promete uma revolução. O vinho passa por um filtro muito tech – e chega na taça sem os sulfitos, deixando-o natural. Como todo milagre, esse é suspeito, à primeira vista. A empresa, por ora, quer sair ao mercado e está se promovendo na plataforma kickstarter.com – buscando financiamentos para impulsionar o produto. Conseguirá? Em nome de todas as dores de cabeça que o vinho pode provocar, esperamos que sim. E esperamos também que funcione como promete.

kickstarter.com

Texto: Joaquin Hidalgo

Conheça as vantagens de fazer parte da Sociedade da Mesa, clube de vinhos! Associe-se!