Durif ou Petite Sirah?

A uva Petite Sirah, também conhecida como Durif, procede do cruzamentoshutterstock_325921961-carmenere
entre a Syrah e Peloursin (variedade praticamente desaparecida).
A palavra petite foi adotada porque esta uva tem baias pequenas. Trata-se de uma uva realmente minoritária, originária da França e de cultivo escasso no país de origem. Mas é um varietal que se adapta muito bem a climas quentes, como os da Califórnia, Austrália ou Israel, onde se encontram as maiores concentrações de vinhedos desta uva.

A uva Durif foi descoberta pelo Dr. Francois Durif, e na atualidade ambos os sinônimos são utilizados indistintamente. Trata-se de um varietal quedespertou interesse recentemente. Somente em 2002 o governo dos Estados Unidos reconheceu que ambos os nomes referem-se à mesma variedade.

Trata-se de uma uva de interessantes condições enológicas que, ao completar sua maturação, adquire uma cor intensa e aromas de frutas vermelhas muito maduras, além de uma boca saborosa e suculenta, com notas de ervas e de pimenta negra, e estilo de vinhos potentes. Ocasionalmente, dada a sua concentração, é utilizada para reforçar outros varietais.

Aproveite e conheça mais sobre o vinho australiano Shot in the dark 2013 da nossa Seleção Mensal de Outubro de 2015.

Texto: Alberto Pedrajo

Faça parte do nosso clube: vinhos selecionados por uma rede mundial de especialistas, entregues na porta de sua casa, por preços até 40% abaixo dos praticados no mercado! Associe-se!