- País:Turquia
- Região: Aegean
- Indicação Geográfica: Elazığ
- Uvas: 100% Öküzgözü
- Crianza: 6 meses em barris de carvalho
- Produtor: Bodegas Sevilen
Sobre o Vinho:
Elaziğ possui excelentes condições de cultivo graças à combinação de solos heterogêneos nos quais predominam as argilas vermelhas e granitos decompostos, e uma pronunciada orografia de montanhas e vales férteis, percorridos por rios caudalosos, que criam um microclima ótimo para o cultivo do vinhedo.
Tem o mesmo processo de elaboração do seu irmão gêmeo, Magnesia Kalecik Karasi.
Após a vindima, as uvas são fermentadas em depósitos de aço inoxidável para continuar com o prensado.
Depois de completar a fermentação malolática no depósito, o vinho é criado em barris de carvalho francês de segundo uso, durante 6 meses, para estabilizar-se e aportar longevidade, sem esquecer de respeitar ao máximo sua expressividade varietal.
A cata: vermelho brilhante, vivo e de capa média.
Elegante expressão frutada que destaca as frutas vermelhas, acompanhada com uma ligeira nota de terra.
De corpo médio, sua entrada na boca é leve e sedosa, o que nos convida a bebê-lo, aparecendo rapidamente as notas de morango que encontramos no nariz. Bom retrogosto, fino e ligeiro toque de especiarias, com final delicado.
Harmonização:
Perfeito companheiro para uma salada de arroz ou massa, seguido de um pescado a vapor, ou para um prato de carne branca ligeiramente condimentada.
Confira a nossa sugestão de harmonização para este vinho, Salada de arroz vermelho.
Serviço:
O vinho é leve, por isso sugerimos mantê-lo a temperaturas entre 15 e 16ºC. Não é necessária sua decantação pelos próximos meses. Se for consumido depois de 2016, será necessário decantá-lo.
Guarda:
Este é o momento ideal para desfrutar plenamente de suas notas frutadas. Não se esperam modificações significativas nos próximos meses. Estima-se um consumo ótimo nos próximos três anos (2016-2018).
Os vinhos que estamos apresentando neste mês são, sem dúvida, um convite pra descobrir um novo país.
Para muitos associados, esta será a primeira vez em contato com estas uvas originárias da Turquia: a Kalecik Karasi e a Öküzgözü.
Texto: Alberto Pedrajo