Em 1950, Ramón Castaño Santa, filho e neto de viticultores, construiu uma bodega e começou a ampliar os vinhedos familiares, com o objetivo de desenvolver seu projeto a começar do vinhedo. Na década de 80, os filhos de Ramon começaram a participar do projeto.

O primeiro foi o primogênito, Ramón, que tinha estudado enologia e que se converteu na alma mater da “revolução dos tintos” de Yecla. Logo, Juan Pedro se encarregou da gestão e administração e, por último, foi Daniel quem tomou as rédeas da comercialização no mercado exterior. Hoje em dia, Bodegas Castaño é um dos produtores de vinho mais relevantes do sudeste espanhol por sua tradição e conquistas com as variedades autóctones e a adaptação de uvas forasteiras ao clima e ao solo da D.O. Yecla.

A família Castaño sempre foi pioneira na região, com uma extensão de vinhedos de aproximadamente 500 hectares. A experimentação constante no vinhedo e na bodega, o conhecimento do entorno, a diferentes tipologias de solos onde se localizam os vinhedos, dentro da D.O. Yecla, são a origem do vinho Casa Cisca 2012.

sociedade-da-mesa

Seus vinhedos são o ponto-chave do projeto e estão divididos em quatro fincas, em diferentes pontos da Denominação de Origem Yecla:

Las Gruesas (160 hectares)
Situado na zona norte de Yecla.
Terreno calcário-pedregoso. Variedades de uva: Monastrell, Garnacha, Merlot, Cabernet-Sauvignon, Syrah, Garnacha Tintorera, Cabernet Franc, Chardonnay e Sauvingon Blanc.

El Espinal (116 hectares)
Situado na zona sudoeste de Yecla.
Terreno fundamentalmente argiloso. Variedades de uva: Monastrell, Cabernet-Sauvignon, Merlot, Syrah, Macabeo e Garnacha Tintorera. Nesta finca, encontra-se um vinhedo experimental onde existem 16 variedades tintas e brancas de outras latitudes, submetidas a controles permanentes e vinificações experimentais para estudar o potencial das novas variedades de uva, após sua adaptação ao solo e clima.

Pozuelo (135 hectares)
Situado na zona noroeste de Yecla.
Terreno fundamentalmente calcário. Variedades de uva: Monastrell, Garnacha, Merlot, Cabernet-Sauvignon, Syrah, Garnacha Tintorera e Macabeo.

Arabí (32 hectares)
Situado na zona norte de Yecla, no sopé do monte Arabí.
Terreno pedregoso, variedades de uva: Monastrell, vinhedo velho com poda tradicional.Paralelamente ao desenvolvimento de seus vinhedos, a família Castaño, há anos, tem apostado em um desenvolvimento tecnológico maior em suas instalações, em prol da qualidade e uma maior competitividade, com um claro espírito empreendedor.

A bodega progressivamente adquiriu os equipamentos de maceração, estabilização e vinificação mais modernos do mercado, com seleção de uvas e câmera fria para a seleção e maceração pré-fermentativa, melhorando continuamente o conjunto das instalações. A progressão tecnológica fica associada a um único parâmetro a qualidade.

Leia mais sobre o vinho Casa Cisca 2012 Monastrell, nossa Seleção Obras-Primas de Novembro de 2015.

Texto: Alberto Pedrajo

Experimente nossas seleções e viva a melhor e mais abrangente experiência enológica. Associe-se!

Vinhos TintosPowered by Rock Convert