quindim
Truques para preparar o doce de gema, açúcar e coco sem ficar com aroma de ovo

Há quem diga que o quindim é uma releitura dos doces conventuais elaborados por freiras que utilizavam as gemas que sobravam dos ovos de engomar roupas nos conventos portugueses, só que inventado em solo brasileiro. Portuguesa ou tupiniquim, a sobremesa à base de gemas, açúcar e coco é uma criação muito saborosa e agrada aos mais diversos paladares.

Uma dúvida constante que surge na hora de preparar o quindim é sobre como inibir o forte cheiro do ovo no doce, que coloca em evidência a gema como ingrediente principal.

Para ajudar nessa tarefa, Cátia Farias, doceira à frente do Bendito Quindim, conta alguns de seus segredos utilizados na casa especializada no doce, que oferece 16 tipos da iguaria.

Utilizando ovos naturais, uma dica é colocar as gemas em uma peneira. Após isso, é necessário furar as películas das gemas e deixá-las escorrerem naturalmente na peneira, sem a pressão da colher. Desse modo, será retirada a película que envolve a gema, parte que contém o odor de ovo. Tirando os resíduos não fica o cheio de ovo. É comum as pessoas baterem as gemas, sem fazer esse procedimento, assim, o cheiro fica presente na gema. Por isso, se atentar a esse detalhe é um procedimento eficaz para inibir o odor de ovo no doce.

sociedade-da-mesa

Outra dica é usar gemas pasteurizadas que eliminam totalmente a possibilidade de encontrar cheiro ou sabor de ovo no doce. As gemas são encontradas em casas especializadas em ingredientes para confeitaria.

Mais um truque da doceira é colocar uma colher de essência de baunilha na massa do quindim. Para dar um sabor sutil à receita, já que a baunilha é um ingrediente muito apreciado e possui um aroma inconfundível.

Apesar de ser uma receita simples, o quindim é um doce que tem chance de dar errado caso a receita não seja seguida corretamente. Por isso, seguir o passo a passo é essencial para obter a sobremesa bem saborosa.

Texto: Amanda Ivanov

Experimente nossas seleções e viva a melhor e mais abrangente experiência enológica. Associe-se!