Nit del Foc é um excelente trabalho das bodegas UVE, que conseguem um vinho com  personalidade e elegância, perfeito para os amantes das borbulhas.

País: Espanha

Região: Levante (Valencia)

Indicação Geográfica: D.O. Cava

Uvas: 90% Macabeo + 10% Chardonnay

Crianza: 15 meses em garrafa

Produtor: Unión Vinícola del Este

O vinho
Uma seleção de vinhedos expostos para o Norte. A Chardonnay foi vindimada em meados de agosto e a Macabeo na primeira semana de setembro,  no seu momento ótimo de açúcar, com a acidez certa e necessária para obter um equilíbrio perfeito entre o grau alcoólico e a acidez total do vinho. Transportada para a bodega em reboques pequenos para evitar machucar as uvas e, portanto uma perda de potência de aromas e oxidação do mosto.

Na bodega, o tratamento continua sendo delicado, para obter um mosto flor de máxima qualidade. Uma vez recepcionada a uva, ela é macerada durante 11 horas a 10ºC, para assim extrair os aromas que se notam na cata deste Cava, passando logo para a prensa, onde se obtém mosto flor utilizado para o vinho base do Cava.
A primeira fermentação e a segunda (em garrafa) se realizam em baixa temperatura (16º) buscando potencializar os aromas de fruta tão característicos deste vinho. A segunda fermentação em garrafa é feita durante um mês e meio, também a 16ºC, repousando em posição horizontal durante 15 meses, até a posterior comercialização.

sociedade-da-mesa

A cata
Bonito amarelo-limão com ligeiros brilhos verdes e um “perlage” fino e constante. No nariz, aparecem notas cítricas muito definidas, de casca de limão com notas de creme. Na boca, de entrada fresca, aparecem novamente as notas cítricas e o creme, e uma borbulha fina e consistente, que aporta equilíbrio.

Harmonização

Ideal para acompanhar desde as entradas até a sobremesa. Nit del Foc Brut Natura é um espumante fresco, equilibrado, que não satura, não cansa. Sua borbulha fina, sua acidez perfeita e sua cremosidade na boca permitem harmonizar com todo o tipo de pratos. E tratando-se destas datas… não há momento melhor para degustá-lo do princípio ao fim da nossa mesa.
Iniciando com entradas variadas, onde carne de aves, vegetais ou pescados serão bem complementados. Continuando com uma carne contundente, onde a fina borbulha e a acidez amenizam as gorduras e nos ajudam na hora de mudar de sabores no paladar.  Terminamos com nosso Cava acompanhado dos tradicionais doces natalinos.Confira a nossa sugestão de harmonização, Taça merengue com frutas vermelhas.

Temperatura
Esfriar entre 2 e 4 horas antes na geladeira. Se não for possível, uma forma rápida de esfriá-lo é em um recipiente com água e gelo e uma colher de sal comum, por 15 a 30 minutos. Servir em pequenas quantidades, para evitar que a temperatura suba, deixando a garrafa no balde. É preferível pecar por excesso de frio a tomá-lo levemente quente. Degustar a uma temperatura compreendida entre os 5 e os 6ºC.

A guarda
Mesmo que nossa proposta seja a degustação deste Cava nestas festas de fim de ano, sem dúvida, em boas condições de conservação, poderemos consumi-lo, no mínimo, nos próximos dois anos (2016 – 2017), mas este é o momento de desfrutá-lo. Não manter no refrigerador caso o consumo não seja imediato, pois ficar na geladeira por muito tempo pode afetar as condições da rolha e acelerar a evolução negativa do espumante.
Fresquinho, este é o companheiro ideal para suas festas. Saúde!

Texto: Alberto Pedrajo

Experimente nossas seleções e viva a melhor e mais abrangente experiência enológica. Associe-se!
 

Vinhos EspumantePowered by Rock Convert