País: Itáliaprincipe del sole

Região: Toscana

Indicação Geográfica: I.G.T. Toscana

Uvas: 50% Sangiovese + 50% Merlot

Crianza: 2 meses em “botti” de carvalho + 5 meses de barril de carvalho

Produtor: Cantina L’Arco

Principe del Sole 2013. Um vinho IGT Toscana elaborado com uvas procedentes dos vinhedos Cantina L’Arco, procedentes da parcela número três de suas terras em Vinci.

O vinho: as uvas foram vindimadas manualmente e, após o desengace e leve prensado, foram introduzidas em depósitos de aço inoxidável por gravidade. As variedades foram vinificadas separadamente com uma fermentação alcoólica de 10 dias de duração, em um máximo de 26ºC. Uma vez concluída a fermentação, prolongou-se a maceração com suas cascas durante 22 dias.

O vinho foi posteriormente introduzido nas tradicionais “botti” de carvalho de 5.000 litros, onde se realizou a fermentação malolática e permaneceu até o mês de dezembro, para posteriormente realizar o assemblage de todos os varietais, passando a continuação para a crianza de 5 meses em barris de carvalho. Uma vez finalizada a crianza, no início do verão o vinho foi filtrado ligeiramente e engarrafado, permanecendo, no mínimo, seis meses em descanso, para culminar sua integração antes de sua comercialização.

Cata: cor cereja e capa média, porém viva, característica da variedade Sangiovese. No nariz, surpreendem suas notas de geleia de morango bem definidas, e um suave tostado de barril muito bem integrado com a fruta doce. Redondo, sedoso com bom volume e grande equilíbrio, que harmoniza com suaves taninos e lembranças de fruta fresca. Bom final com um toque agradável de madeira.

Harmonização: como já indicamos no início do artigo, nada mais prazeroso que a singeleza de uma excelente matéria-prima respeitada em sua essência na cozinha por isso convidamos a desfrutar deste vinho com verduras na chapa com notas defumadas, continuando com um prato de massa com tomate fresco e manjericão, e uma segunda garrafa para desfrutar um churrasco bovino temperado com sal, pimenta-preta e uma boa dose de azeite de oliva. Confira a nossa sugestão de harmonização, Pappardelle com berinjela.

sociedade-da-mesa

Serviço: degustar entre os 16 e os 18ºC. Não é necessário decantar este vinho no momento, mas uma ligeira oxidação fará bem, portanto, o ideal é abrir a garrafa com, no mínimo, 30 minutos de antecedência ao consumo. Se optar por guardá-lo, cada vez será mais necessária a oxigenação prévia. Neste caso, será adequado decantá-lo previamente ao consumo.

Guarda: para desfrutar já, mas mantido em condições ideais de conservação poderá, sem dúvida, ser consumido nos próximos 4 anos (2016 – 2020).

Outra excelente seleção, com uma relação qualidade / preço insuperável, onde a tradição e a modernidade estão de mãos dadas. Aqui, a uva local Sangiovese e a madura Merlot unem-se para elaborar um vinho potente, porém amável. Desfrutem deste Principe del Sole 2013 IGT Toscana, disposto a ser consumido já, mas com boa atitude para melhorar nos próximos anos na garrafa.

Texto: Alberto Pedrajo

Clique aqui para comprar este vinho.

 Conheça as vantagens de fazer parte da Sociedade da Mesa, clube de vinhos! Associe-se!

Vinhos EspumantePowered by Rock Convert