fofinho
Dicas que ajudam na hora de preparar uma massa de bolo em casa
Sentir o aroma de um bolo no forno é de dar água na boca. Seja para acompanhar uma xícara de café, ou após o almoço com calda de frutas, o bolo é uma das sobremesas mais populares em diversas culturas. Com receitas fáceis e rápidas de serem preparadas, um constante receio na hora em que fica pronto é saber se a massa cresceu e está fofinha.

Compartilhando algumas de suas preciosas dicas, a boleira e cozinheira de mão cheia, Heloisa Bacellar, do Lá da Venda, lista alguns requisitos básicos para que o bolo fique bem fofinho quando preparado em casa. Para a chef, um requisito fundamental para que o bolo não fique murcho é respeitar e seguir corretamente a receita, pois é importante que a massa tenha a quantidade correta dos ingredientes que a compõem.

Heloisa conta que bolos ficam com a massa mais fofinha quando os ovos e a manteiga estão em temperatura ambiente. Ela aponta que um hábito muito comum na hora de bater uma massa de bolo é peneirar os ingredientes secos, como a farinha e o açúcar. Em sua produção de bolos, Heloisa só peneira os ingredientes quando estão empelotados, como o chocolate em pó que geralmente fica cristalizado ou a farinha que empelota quando a temperatura ambiente está úmida. As claras de ovos também são ingredientes fundamentais para a textura da massa do bolo.

sociedade-da-mesa

Por isso, a chef recomenda batê-las em tigelas bem limpas e secas. Tirando os ovos da geladeira com uma hora de antecedência. Assim, as claras ganharão mais volume quando batidas. Investir em potes com pequenas quantidades de fermento em pó também faz diferença. Já que o ingrediente envelhece rapidamente e perde a qualidade. E por fim, utilizar fôrmas e assadeiras proporcionais à quantidade de massa. E levá-las ao forno sempre pré- aquecido também são requisitos essenciais para que a massa do bolo fique bem fofinha.

Texto: Amanda Ivanov

Conheça as vantagens de fazer parte da Sociedade da Mesa, clube de vinhos! Associe-se!